Aumente seu foco e sua vitalidade com essa técnica de respiração consciente

De vital importância para o nosso corpo, a respiração muitas vezes é vista apenas como um fenômeno fisiológico. Se não respiramos, morremos. E assim, na maior parte das vezes, nem lembramos de sua existência. Mas o life trainer Thiago Arruda avisa que muito mais que o inspirar e expirar feitos de maneira mecânica, saber controlar a respiração pode trazer inúmeros benefícios para o nosso corpo e mente. “A respiração é uma das ferramentas que aumenta a quantidade de energia dentro do corpo”, diz. E explica, em conversa com o Be Bang: “Quando feita de forma correta, pelas narinas, por exemplo, tanto na inspiração, quanto na expiração, aumenta o fluxo de oxigênio dentro do nosso corpo, estimulando cérebro e órgãos a trabalharem melhor. Quando nós aumentamos a quantidade de vitalidade do corpo naturalmente conseguimos gerenciar melhor o estresse”.

Segundo o profissional, responsável auxiliar atletas na conquista da alta performance, durante a respiração, além do ar, o corpo também absorve uma energia vital chamada Prana. Daí a importância de conhecer técnicas de respiração consciente, não só para ajudar em atividades físicas, como também para aumentar o nível de vitalidade do corpo, que também absorve energia através de uma alimentação equilibrada e do sono reparador.

Técnica de respiração consciente

Segundo Thiago Arruda, existe um tipo de respiração específico para cada objetivo: “É importante saber o que você quer produzir pra saber a que tipo recorrer”. E completa: “Existem respiratórios pra diminuir os batimentos cardíacos, pra te deixar mais focado, e até pra explosão antes de um esporte como o Ultimate Fighting, por exemplo”.

Para conseguir fazer alguns tipos de respiração consciente é preciso de treinamento e um pouco de prática. Mas Thiago Arruda ensinou uma técnica de respiração simples, que pode ser feita por um iniciante e até mesmo para quem já tem um conhecimento mais avançado do funcionamento de seu corpo. “É um respiratório ideal para conquistar concentração, foco e atenção. É excelente para se fazer antes de uma reunião importante, por exemplo. Mas ele acaba energizando, dando mais vitalidade. Então se a pessoa está cansada pode fazer essa respiração também com o objetivo de ganhar mais energia”, avisa.

Respiração em 4 fases

1º Inspire profundamente por 3 segundos;

2º Segure o ar em seus pulmões por 3 segundos;

3º Expire pelas narinas por 3 segundos;

4º Fique sem ar nos pulmões por 3 segundos.

Repita estas ações por 3 minutos se você for um iniciante e vá aumentando aos poucos esse tempo à medida que vai ganhando mais prática. Um atleta, que tem um nível de conhecimento do corpo mais elevado, pode começar fazendo essa respiração por 10 minutos.

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago