Coloque em prática 5 dicas simples e melhore a qualidade do sono
Ter uma boa noite de sono está entre os principais quesitos para se ter qualidade de vida. A qualidade do repouso é tão importante quanto se alimentar e se exercitar. Por este motivo, muitas vezes, é preciso rever a rotina. O excesso de eletrônicos à noite e uma alimentação inadequada contribuem e muito para que o descanso não seja tranquilo e de qualidade. E segundo Matthew Walker, diretor do Centro de Ciência do Sono Humano da Universidade da Califórnia, em Berkeley, o resultado dessa falta de descanso para o corpo é “catastrófico”. Ainda de acordo com o estudioso, o cansaço acumulado afeta o humor, a produtividade e a saúde.
Uma meta-análise publicada pelo Jornal de Medicina e Pesquisa do Sono e coordenada pela Universidade de Chicago foi além e constatou que noites mal dormidas levam a desejos súbitos por comida (em especial guloseimas doces), semelhantes aos de quem consome maconha. Por isso, para não correr o risco de passar a noite em claro e ainda ter um aumento de peso, o Dr. Greg Whyte, eleito como um dos 10 melhores comunicadores científicos do Reino Unido pelo British Science Council, orienta uma espécie de higiene do sono. Para o especialista em ciência do esporte e exercício físico, seguindo algumas dicas simples é possível mudar sua maneira de se relacionar com o sono (ou a falta dele). Veja as orientações publicadas pela revista Men’s Health.
Veja também: Coach Bueno explica o poder do sono reparador na prevenção de doenças
- Sem tecnologia: TV, tablets, notebooks e celulares devem ser desligados pelo menos uma hora antes de dormir. Um estudo publicado pelo jornal científico Nature concluiu que essas luzes desregulam o ritmo circadiano, ou seja, o ciclo natural do sono responsável pelo descanso de qualidade.
- Tome um banho: pesquisadores da Finlândia concluíram que o hábito de tomar um banho morno antes de ir pra cama pode ajudar a relaxar o corpo e melhorar a qualidade do sono.
- Desligue as luzes: e isso inclui também os pequenos pontos luminosos da TV e de outros eletrônicos, além do relógio digital. Dormir com luzes ligadas aumenta o nível de cortisol no corpo, afetando a regulação dos níveis de gordura corporal e insulina.
- Atenção à temperatura: certifique-se que a temperatura do ambiente esteja agradável. Nem muito frio, nem muito quente.
- Silêncio: um ambiente tranquilo e sem barulhos favorece muito a qualidade do sono. Não acredite que dormir escutando música pode ser bom. Você pode até pegar no sono, mas ele pode não ter a qualidade que seu corpo precisa para descansar.