Descubra como as frutas podem arruinar um plano alimentar

A frutose, se consumida em excesso, também pode se transformar em um grande vilão para a saúde
Descubra como as frutas podem arruinar um plano alimentar
Em 04/10/2017 às 08:00

Uma alimentação rica em frutas e legumes faz bem para qualquer um, certo? Depende. Acredite: o açúcar encontrado nas frutas – chamado de frutose – pode sim arruinar sua dieta e, em casos específicos, até mesmo a sua saúde, se consumido em excesso. Segundo o Dr. Vincent M. Pedre, médico especialista em emagrecimento, ioga e acupuntura, o problema do consumo das frutas está no exagero. “Se você come um pedaço de bolo de chocolate, você sabe que não é bom para você. Você vai comê-lo com cautela, não é? Mas muitos pacientes consideram outros carboidratos como sucos de vegetais e frutas como ‘saudáveis’ sem perceber quanto açúcar eles estão consumindo”, alertou em entrevista ao site Mind Body Green.

Açúcar das frutas pode causar doença hepática

De acordo com o especialista, sem saber as pessoas estão alimentando bactérias ruins em seus intestinos que fazem com que elas não se sintam bem, nem percam peso. O problema é que as frutas contêm tanto glicose, quanto frutose, dois açúcares simples. Enquanto o primeiro é usado pelas células como combustível para o nosso corpo, o segundo só é metabolizado pelo fígado, alterando nosso metabolismo e causando, em casos mais graves, a doença hepática gordurosa não alcoólica, principal causa de transplante de fígado. Tudo isso porque, além de ser um açúcar, quando entra em no corpo a frutose se comporta mais como uma gordura.

Cuidado com o açúcar escondido

O Dr. Vincent M. Pedre relatou que pesquisas recentes alertaram para o excesso de frutose ‘escondido’ em algumas bebidas e em produtos comercializados como naturais. Além de todos os componentes nada saudáveis dos refrigerantes, um dado assustador é que a bebida contém xarope de milho de alta frutose, que consiste em 55% de frutose. Outro alerta do médico é em relação ao agave, um néctar extraído de uma planta da mesma espécie do cacto, com gosto semelhante ao do mel. “Comercializado como um adoçante alternativo ‘saudável’, o agave é pior do que o xarope de milho, já que chega a ter até 97% de frutose”, afirmou.

Troque o suco pela fruta, mas com cautela

Mas a ideia aqui não é desestimular o consumo de frutas, mas sim alertar para seus excessos. Por isso, com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o corpo consegue metabolizar de forma saudável a frutose. A dica fica para como ela deve ser consumida: “Suco de frutas não é certo para ninguém”, afirmou o Dr. Vincent. E completou: “A fruta inteira vem envolta em fibras e nutrientes que inibem um pouco a sua carga de açúcar. Quando você consome só o suco, você facilita o aumento do açúcar e cria a chamada resistência à insulina”.

AçúcarAlimentaçãoBeHealthBem-estarComidaCorpodestaqueDietaFrutasFrutoseHábitos saudáveisSaúdeVida saudável