Aprenda oito maneiras de estabelecer hábitos alimentares saudáveis ​​a longo prazo

Mudar velhos costumes pode salvar a dieta. Descubra como transformar seu plano alimentar com trocas simples
Aprenda oito maneiras de estabelecer hábitos alimentares saudáveis ​​a longo prazo
Em 11/01/2018 às 08:00

O ano começou e já é hora de estabelecer metas para passar adquirir melhores hábitos alimentares. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade no Brasil cresceu quase 60% em dez anos. O estudo foi feito pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que entrevistou 53.210 pessoas maiores de 18 anos de todas as capitais brasileiras, de fevereiro a dezembro de 2016.

O aumento da obesidade, aliás, é um preocupação em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o excesso de peso crescente já é considerado um surto epidêmico da doença.

Faça isso sem esforço

Mas, em contrapartida, em uma década os brasileiros aumentaram mais hortaliças e frutas, reduziu o consumo de refrigerantes e sucos artificiais e a prática de atividades físicas no lazer. Estima-se que 47% de nosso comportamento se repita diariamente. Encontre uma maneira de conectar rapidamente seu novo comportamento a um hábito existente, e não será necessário usar muita força de vontade para implementá-lo. Por exemplo, quer começar a comer bem? Inicie com pequenas atitudes, como colocar uma pequena quantidade de espinafre no omelete que costuma comer.

O blog Myfitnesspal elaborou oito dicas para incluir uma alimentação saudável no dia a dia. Veja como é possível recomeçar com os hábitos alimentares saudáveis do zero sem culpa mesmo quando se comete excessos na alimentação.

Seja realista

Ao definir metas, comece “inteligente”, fazendo planos específicos, mensuráveis, realizáveis, realistas e com limite de tempo. Em nossa ânsia de alcançar a linha de chegada, muitas vezes apontamos muito alto, o que nos faz cometer falhas. Se você nunca cozinhou o jantar, comece preparando de uma a duas refeições por semana em casa.

Comece com menos

Se você nunca correu um quilômetro, não conseguirá participar de uma maratona. Aplique então essa mesma lógica aos seus hábitos alimentares. Menores metas são mais fáceis de implementar na sua rotina alimentar. Escolha brócolis torrados invés de batatas fritas. Coma proteína em cada refeição. Beba água invés de refrigerante. Pequenas mudanças somam e reforçam sua autoconfiança e motivação.

Remova os obstáculos

Se você sabe que algo provavelmente destruirá seus hábitos saudáveis, evite-o. Por exemplo, evite passar em frente a padaria a caminho de casa para não cair em tentação de comprar aquela bisnaguinha fresca. Se você se exercita na saída do trabalho, deixe a roupa da academia preparada na mochila para não ter que passar em casa e, assim, desistir de se exercitar.

Mude seu cardápio

Abra a geladeira e os armários da cozinha e jogue fora toda a comida que não é saudável. Mantenha cardápios saudáveis ​​em casa e procure um delivery que entregue refeições que não vão comprometer seus bons hábitos alimentares

Use o erro a seu favor

O autor Gretchen Rubin diz que se você tiver um dia difícil ou comer algo engordativo, você não precisa se culpar. Às vezes, um “erro” pode funcionar a seu favor ao se sentir mal após comer, por exemplo, um pedaço de bolo. Esta é a diferença entre uma mentalidade de dieta, que funciona contra o nosso autocontrole, e um hábito sustentável, que o reforça e constrói.

Trate de você

Comedores saudáveis ​​sabem que não se deve usar a comida como uma recompensa. A comida é combustível, mas muitas vezes é a parte central de qualquer celebração. Aprenda a abraçar uma filosofia de moderação sabendo que não se deve deixar de saborear um prato porque ele foge de seus novos hábitos alimentares. Após comê-lo, inicie sua rotina saudável no dia seguinte. Sem culpa.

Se dê um tempo

Em seu livro “Better Than Before”, Rubin diz que reiniciar é mais difícil do que começar. Quando a vida fica muito agitada, o ideal é dar uma pausa. Dê um passo para trás (um jantar caseiro, não dois) ou fique onde você está até a vida se acalmar.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBe HealthBeHealthComidadestaqueDietaHábitos saudáveisReeducação alimentarSaúdeVida saudável