Stevia faz bem ao coração e controla o açúcar do sangue
Originária da planta stevia rebaudiana, o adoçante feito com a stevia tornou-se um poderoso substituto do açúcar branco. Descobertas recentes revelam que a folha não serve apenas para quem quer manter a forma.
Um estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha, descobriu que durante o processamento químico da stevia, as moléculas doces da planta permanecem inalteradas durante todos os estágios, o que exige as especificações determinadas pelo Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos de Alimentos (JECFA, Joint Expert Committee on Food Additives), administrado pela Organização de Alimentos e Agricultura (FAO, Food and Agriculture Organization) da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ou seja, a pesquisa comprovou que a planta é mais rica do que se imaginava e não serve apenas para quem não quer consumir o açúcar branco.
Stevia como remédio
Uma reportagem do Bodybulding.com mostra que a erva nativa do Paraguai e do Brasil e consumida durante séculos para fins medicinais nos países da América do Sul, ajuda também no controle da glicemia. A folha da stevia é rica em alumínio, cálcio, cromo, cobalto, flúor, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio, estanho, zinco e vitaminas C, do complexo B e beta-caroteno.
Leia também:
– Ayahuasca: o que é e como vem sendo usada para expandir a mente
– Descubra como as frutas podem arruinar um plano alimentar
Ao todo existem 110 espécies da planta. Seu cultivo começou com os índios Guaranis que viviam nas florestas tropicais do Brasil e Paraguai. Os nativos usavam suas folhas para reduzir o gosto acentuado da erva-mate. A stevia tem a capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar e também é diurética. Os estudos sobre a planta começaram na Alemanha em 1908. Os pesquisadores descobriram que ela tem ação hipoglicêmica e estimula a secreção de insulina reduzindo o nível de glicose do sangue graças às propriedades de seus fitonutrientes.
Benefícios para o coração e os dentes
Além de ajudar a controlar a glicose, as propriedades contidas na stevia também beneficiam a saúde cardiovascular, dentária e digestiva. Há relatos que no início de seu consumo, os curandeiros da tribo dos Guaranis usavam suas folhas para combater sintomas de desconforto abdominal.
Ainda, segundo a reportagem do Body Building, outra qualidade do adoçante feito com stevia é o fato de ser feito com a folha e, por esse motivo, não trazer nenhum dano para a saúde do diabético ou reação alérgica a quem faz uso dele.