Whey protein: saiba tudo sobre o suplemento

O suplemento mais conhecido do mercado se apresenta sob a forma de pó e pode ser consumido como bebida ou para produzir pratos
Whey protein: saiba tudo sobre o suplemento
Crédito: lecic/123RF
Em 08/01/2018 às 08:00

O whey protein é um dos suplementos alimentares mais conhecidos do mercado e ocupa hoje o ranking dos mais vendidos no mundo. Mas será que todos sabem realmente do que ele é feito e para que serve exatamente? O site BodyBulding.com destrinchou as fórmulas utilizadas para criar a substância, os vários tipos produzidos e como o produto atua no organismo.

O que é o whey protein?

Ele é originário do soro do leite que é composto de duas proteínas: a caseína, que compõe 80% da proteína do leite; e o soro, que corresponde aos outros 20%. Durante a produção do queijo, o soro é separado da coalhada sólida e esse líquido é deixado para trás.

Uma vez separado, o soro passa por várias etapas de processamento até virar o pó do whey protein. Insípido, pode ser adicionado a vitaminas, batido com água ou incluído no preparo de barras de proteína ou em alimentos cozidos.

Quer conhecer a combinação de suplementos que top model Babi Beluco usa para manter o título de ‘the body’? Clique aqui e conheça!

Como as demais proteínas- frango, carne vermelha, ovo, etc- o soro de leite é composto de aminoácidos utilizados pelo corpo para o crescimento muscular e reparo tecidual. No entanto, esse soro reúne uma alta concentração de Branched-chain amino acids, os BCCAs, que são um complexo de aminoácidos de cadeia ramificada composto de leucina, isoleucina e valina e que não são produzidos pelo corpo humano. Trinta e cinco por cento desses aminoácidos essenciais são responsáveis pelas proteínas musculares, tornando os músculos maiores e mais fortes.

Como o suplemento age no organismo

O soro é uma proteína completa, que tem os nove aminoácidos necessários para a síntese proteica. São chamados de ‘essenciais’ porque o corpo não o produz tornando-se assim fundamentais para complementar a dieta de quem pratica exercícios físicos. O whey ajuda não somente a aumentar a massa muscular, mas também serve como fonte de energia para os exercícios.

Existem três tipos de whey protein: o isolado, o concentrado e o hidrolisado.

O whey protein isolado possui uma concentração grande de proteína, cerca de 90% da composição do suplemento. Para sua produção, a proteína do soro do leite é isolada e dele são retirados os cabroidratos e as gorduras. É uma excelente opção para quem deseja perder peso ou definir o corpo.

Leia também:
– Carne vermelha: diminui depressão ou causa danos a mente?
– Saiba qual é a quantidade ideal de comida para sua necessidade.

O concentrado tem em sua fórmula 80% de proteína. O restante é formado por carboidratos e gorduras, extraídos do soro do leite.

O whey hidrolisado é absorvido mais rápido pelo organismo. Por esse motivo é indicado para ser consumido no pós-treino. Durante seu processo de ação ocorre a quebra de proteínas, acelerando essa absorção.

Benefícios da proteína do soro de leite

A suplementação de proteína de soro de leite combinada com o exercício de resistência produz mais ganho na força muscular. Um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism concluiu que aqueles que usaram o whey protein durante esse tipo de treino tiveram um aumento de quase cinco por cento na massa de tecido magro em comparação com aqueles que não consumiram o suplemento.

A proteína do leite é capaz de ajudar na perda de peso porque ao aumentar a massa muscular, nosso organismo tende a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Além disso, quando combinado com uma dieta saudável, o whey protein também ajuda a aumentar a saciedade e reduzir a ingestão de alimentos a curto prazo.

Ao consumi-lo, os especialistas recomendam não deixar de ingeri-lo no horário recomendado, geralmente no pós-treino. Atrasar a ingestão do whey protein pode dificultar o crescimento muscular e a sua recuperação.

É importante ressaltar que o whey protein não é um substituto de um plano de nutrição e treinamento, mas um suplemento que tem como objetivo melhorar a composição corporal tirando o máximo proveito dos exercícios.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelAlta performanceBeHealthdestaqueDietaEmagrecimentoHábitos saudáveisSuplementaçãoSuplementosSuplementos AlimentaresWhey protein