Quitosana auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Entenda
Muito se fala sobre os benefícios da quitosana (ou quitosano), mas poucos sabem do que realmente ela é capaz. Ela um tipo de fibra derivada da quitina, uma substância que se desenvolve nas cascas exteriores duras de crustáceos, como caranguejo, lagostins, camarão e lulas. O material vem sendo usado como suplemento dietético para ajudar as pessoas a perder peso e reduzir os níveis de colesterol.
Função da quitosana
Segundo estudos do Serviço de Saúde da Columbia, cidade do estado norte-americano da Carolina do Sul, a quitosana ‘possui um benefício potencial adicional maior do que o de outros tipos de fibras’. Ao entrar no organismo, ela se liga a uma pequena quantidade de gordura dietética e é levada para fora do corpo evitando, assim, que essa gordura seja absorvida. Esta ação explica os efeitos teóricos de que a substância diminui os níveis de colesterol e o peso.
No mercado existem bons produtos disponíveis como o Be Lev, um composto de Quitosana, Pectina, Vitamina C e Cromo Picolinato. O suplemento é destinado a auxiliar dietas de redução de peso. Ele, também, auxilia no funcionamento intestinal, na redução da absorção da gordura ingerida e colesterol, além de diminuir a vontade por doces.
O fabricante conta que após estudos científicos, o produto resultou numa combinação entre substâncias naturais com uma proporção equilibrada. Além da quitosana, ele também traz em sua fórmula a pectina, que tem reconhecida ação sobre o funcionamento intestinal, o cromo, com ação relacionada com o aumento do metabolismo de gorduras, e a vitamina C, conhecida pelo poder antioxidante e imunoestimulante.
“Eu não abro mão! Além de reduzir a absorção de carboidratos (açúcares, amidos, farinha…), ele também me ajuda a ficar mais saciada. Não sai da minha dieta”, revela a top model, Babi Beluco ao Be Bang. Ela – que também é atleta – usa o produto combinado com cafeína, o Be Pump, para acelerar o metabolismo e garantir mais energia para treinar e correr maratonas mundo à fora.
Resultados de pesquisa mista
Uma revisão dos estudos publicados em uma edição de 2008 da “Cochrane Database of Systematic Reviews” avaliou a eficácia da quitosana em benefício da saúde em pessoas com sobrepeso e obesidade. Os 15 estudos incluíram 1.219 participantes. Em média, a ingestão de quitosana levou a perda significativa de peso, a redução do colesterol total e a diminuição da pressão arterial em comparação com o placebo.
Outro estudo publicado na edição de Winter 2003 do “Journal of Medicinal Food” encontrou benefícios de suplementos de quitosana para pessoas com diabetes tipo 2 e quantidades anormais de níveis de lipídios no sangue.
Vale lembrar que o consumo de suplementos deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Consulte sempre um profissional.