Quando a perfeição pode te fazer mal

Crédito: Priscila Lacerda @pura____ Não é raro encontrar pessoas se auto admitindo serem perfeccionistas. A novidade é que recentemente o jornal The Guardian abordou o tema sobre a relação entre
Quando a perfeição pode te fazer mal
Em 03/09/2018 às 07:00

Crédito: Priscila Lacerda
@pura____

Não é raro encontrar pessoas se auto admitindo serem perfeccionistas. A novidade é que recentemente o jornal The Guardian abordou o tema sobre a relação entre perfeccionismo e suas diversas reações que estão ligadas ao processo mental, como por exemplo, a síndrome do pânico.

Em muitos casos o sintoma está associado à ansiedade e depressão, já que temas como imagem pessoal, maternidade, carreira profissional e situação financeira podem desencadear certas fobias.

Em todos eles é percebido que a intenção de ser perfeito está ligada ao sucesso e inicia-se um processo de auto sabotagem em que o próprio indivíduo se conecta com pensamentos negativos sobre si. Para estes casos é necessário um acompanhamento de um profissional para avaliações periódicas de seu estado de saúde mental e comportamental.

Veja alguns motivos onde que é possível perceber que a perfeição não está relacionada ao sucesso:

  1. Perfeição não é sucesso: pedir ajuda, trocar experiências e tomar riscos foram necessários para a realização de
    grande parte dos cases de sucesso, o que para alguém que acredita ser perfeito seria um grande limitador do seu potencial.
  2. Pessoas não apreciam perfeccionistas: a liderança mudou e hoje em dia aprender e compartilhar é muito mais bem-visto do que a tentativa de ser perfeito.
  3. Perfeição não quer dizer poder: entender seus limites fará com que você consiga chegar mais longe.