O que fazer quando você perder sua motivação para correr?
Ninguém espera perder o apetite de correr. Mas pode acontecer com você. Se começar a se sentir lento durante a corrida, suas pernas cansadas cedo demais e sua motivação baixa vai dificultar bastante o treinamento.
“Como posso começar a correr?” e “como posso correr sem odiar a corrida?” são perguntas simples e muito recorrentes. A resposta para essas perguntas é fácil. Para ambas gosto de responder da mesma maneira: pegue rotas fáceis e corra devagar. Geralmente, você deve simplesmente se esforçar para fazer o básico.
A capacidade de correr de forma consistente e ganhar força e resistência vem gradualmente. O objetivo principal é aliviar o estresse e se tornar uma pessoa melhor. Quanto mais frouxo você corre, menos louco você corre. Como alguém pode não querer fazer uma corrida que consegue fazer?
A corrida fácil não é um sinal de fraqueza. Aprendemos que correr é difícil, que treinamento fácil não é um treinamento “real”. E quando uma jornada termina você sente que falhou e não continua.
Demasiadas vezes olhamos para os números como os únicos pontos de referência para o sucesso. Quão rápido eu fui? Quão longe? Quanto tempo eu gastei? Pessoalmente, a verdadeira razão pela qual posso correr por tanto tempo e continuar a amá-la é porque meço o sucesso de uma faixa da maneira mais possível.
Você precisa encontrar novas maneiras de medir o sucesso de uma corrida. Você gostou do passeio depois de um treino difícil? Você se divertiu tentando uma nova rota? Cada uma dessas perguntas tem potencial para ter sucesso. E nenhuma dessas respostas é baseada nos números dos seus relógios.
Poucas pessoas, especialmente os novos corredores, realmente entendem como isso leva a uma atualização. Às vezes esquecemos que a execução exigida depende da recuperação exigida. Quando você puder aumentar sua capacidade de recuperação, poderá executar ainda mais.
Tudo isso é especialmente importante durante a sua preparação para a maratona, quando a quilometragem aumenta drasticamente a sua motivação pode diminuir. Você deve se lembrar que 80% da quilometragem deve terminar sem sobrecarregar.
Texto collab com @agoracorre