Melhore o desempenho nas corridas com a prática da ioga

Na busca para queimar calorias, os exercícios de alto impacto são os escolhidos. Mas saiba que para a ioga pode ajudar a aumentar o desempenho nas corridas.
Melhore o desempenho nas corridas com a prática da ioga
Crédito da Foto: Dmbaker
Em 27/11/2017 às 08:00
corridas

Crédito da Foto: Dmbaker

A busca pelo “corpo perfeito” leva cada vez mais pessoas às academias de ginástica em busca de exercícios de alto impacto, capazes de queimar o máximo de calorias por minuto, como as corridas. Mas será que todos estão preparados para exercícios extenuantes? Mandar calorias embora rapidamente não é sinônimo de corpo bem cuidado. Muito menos a mente. Para ficar inteiramente bem é preciso muito mais. Além da tão falada alimentação saudável, exercícios que trabalham o corpo de dentro pra fora são bem-vindos na hora de preparar o corpo para treinos mais exaustivos. A ioga, então, aparece como uma boa alternativa para preparar o corredor para os dias de exercícios mais pesados.

Leia também:
– Saiba quando optar por exercícios de baixo impacto e melhore sua qualidade de vida
– Psicologia positiva: conheça a prática que visa potencializar a capacidade humana

Segundo pesquisa Universidade de Waterloo, no Canadá, praticar sessões curtas de hatha ioga (estilo que envolve posturas físicas e exercícios de respiração combinados com meditação) e meditação mindfulness (que inclui pensamentos reflexivos, emoções e sensações corporais com clareza) pode melhorar significantemente a função cerebral e os níveis de energia. Segundo a análise, o exercício aumenta o equilíbrio, a força e a flexibilidade de forma global. Além disso, melhora a respiração e, assim, o atleta fica mais consciente dos próprios pensamentos e se mantém presente durante o treino, atento ao corpo. O aumento da calma e do foco – importantes para competitividade -, então, se torna inevitável.

Confira os 5 benefícios listados pela revista Runner’s World para corredores que praticam a ioga:
1. Respiração

Baseada na respiração, a ioga ensina a inspirar e expirar pelo diafragma, que oxigena melhor o sangue. Com a prática, é possível levar esse método de respiração para as corridas e conseguir resultados mais positivos, já que uma respiração mais profunda ajuda a sustentar os músculos durante o exercício.

2. Flexibilidade

Calcanhar de Aquiles de quem treina pesado para adquirir novos músculos, a flexibilidade é amplamente trabalhada na ioga e pode ser uma ajuda e tanto para os corredores, já que diminui o risco de lesões.

3. Mindfulness (atenção plena)

Para a ioga o que importa é o momento presente e, por isso, sua prática treina o cérebro nesse sentido. Desta forma, pensamentos negativos de cansaço, dor, estresse são afastados da mente com mais facilidade e a respiração desacelera, permitindo que o corpo faça menos esforço para se exercitar mais. Perfeito para quem pratica corrida, não?

4. Força muscular

As posturas da ioga trabalham músculos importantes do corpo, conferindo-lhes força, equilíbrio e controle. Durante as corridas, ter esse tônus muscular evita dores nos quadris, joelhos e outras lesões provocadas pela sobrecarga.

5. Consciência corporal

Durante uma corrida, muitas vezes sentimos dores que não sabemos nem de onde vem. Exercícios rápidos podem confundir nosso cérebro em relação ao local do problema. A prática de ioga ajuda a “ouvir melhor” as partes de seu corpo e a saber identificar seus pontos fracos, uma vez que suas posições são executadas de ambos os lados e de forma lenta.

Bem-estarBeSmartBoa FormaCorpoCorridadestaqueExercíciosIogaMenteRespiraçãoSaúdeYoga