Vitamina D: como melhorar a absorção deste hormônio
Apesar do sol ser o grande responsável por enviar esta vitamina ao nosso corpo, algumas dicas podem ajudar a melhorar a absorção desse hormônio
Em 03/11/2017 às 08:00
Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D é obtida pelo corpo com a exposição da pele com frequência aos raios solares – mas atenção: 20 minutos por dia bastam. Neste momento o corpo usa o colesterol (ele não é tão maléfico assim) como um conversor de luz em hormônio. Solúvel em gordura, a vitamina D, assim como os hormônios da tireoide, são os únicos de que cada célula realmente precisa para proteger todo o corpo de uma infinidade de doenças.
Confira as dicas do site Mind Body Green para otimizar a absorção dessa poderosa vitamina:
- Faça o teste: deixar a pele exposta ao sol em horários adequados é muito saudável. Mas para saber se mesmo assim seus níveis de vitamina D estão baixos, consulte um médico e solicite um exame de sangue específico.
- Procure o sol: em muitos lugares um inverno rigoroso pode ser um impeditivo para a absorção de vitamina D. Mas mesmo em um dia nublado com o sol entre nuvens é possível obter os benefícios de seus raios. Deixe braços e pernas à mostra e se exponha ao sol por pelo menos 20 minutos sem protetor solar – para isso, prefira os horários pela manhã ou no final da tarde.
- Alguns alimentos também são fontes de vitamina D, como óleo de fígado de bacalhau, sardinha, salmão, atum, ovos, cogumelos, entre outros. Vale lembrar, no entanto, que esses alimentos ajudam a complementar os níveis da vitamina, mas não substituem a exposição ao sol.
- Se apesar de todos os cuidados seus níveis da vitamina não estiverem adequados, pode ser preciso usar um suplemento (a partir do exame, um médico saberá indicar qual a dosagem). Como se trata de uma vitamina solúvel em gordura, o ideal é que ele seja tomado durante as refeições ou que o comprimido contenha algum tipo de óleo em sua composição (MCT ou óleo de coco).
Leia também:
– Dieta em pó: conheça o conceito da Pronokal
– Cafeína estimula funções físicas e cognitivas, diz estudo
- Um novo teste dessa vitamina deve ser feito a cada 3 meses para garantir que depois da suplementação os níveis não estejam muito altos, o que também não é adequado.
- Uma vez que os níveis de vitamina D estejam ajustados, é interessante usar suplementos de outras vitaminas solúveis em gordura, como A, E e K2. Entre outros benefícios elas ajudam a equilibrar a vitamina D no corpo.