Confira as diferenças entre as dietas low carb e a Keto
Quando se fala em dieta todo mundo acha que sabe o que deve fazer – mas poucos, de fato, fazem. De uns tempos para cá, as dietas que restringem os carboidratos viraram febre e muita gente que tira o arroz e feijão do cardápio acredita estar fazendo tudo certo para emagrecer. Mas, provavelmente, não está. Tanto a dieta low carb quando a Keto (Cetogênica) falam em redução de carboidratos. Mas afinal, existe mesmo alguma diferença entre elas?
Em dietas low carb, ou seja, com baixo teor de carboidratos, frutas, feijões e vegetais, em muitos casos, estão liberados (com porções restritas, naturalmente). Aqui, corta-se o açúcar, massas em geral e grãos e libera-se as proteínas. Já uma dieta cetogênica exige outras mudanças. Para começar, carboidratos são ainda mais restritos e proteínas também. O objetivo aqui é deslocar a fonte de combustível do seu corpo de carboidratos (ou açúcares) para gorduras, tanto a ingerida, quanto a que está acumulada na sua cintura. Mas não é tão simples assim.
Uma dieta para cada organismo
Segundo o site Bodybuilding, a dieta cetogênica funciona (ou seja, faz perder peso) quando os níveis de glicose no corpo diminuem e a produção de cetona aumenta. Leia-se cetona como moléculas derivadas da gordura produzida no fígado. Para saber quando o seu corpo entra no chamado estado de “cetose nutricional”, seu médico pede exames de sangue ou urina. E só a partir deste ponto você passará a transformar sua gordura em energia, perdendo peso e permanecendo ativo.
Para se ter noção do que significa exatamente a diferença (em carboidratos) entre as dietas low carb e cetogênica, vamos aos números. Para começar, uma pessoa que não quer perder peso deve manter uma dieta com cerca de 45 a 65% de carboidratos. Para uma dieta low carb, esse número se reduz a menos de 30% de carboidratos. Caso sua escolha seja a dieta cetogênica apenas 5 a 10% das suas calorias podem vir dessa fonte. Isso equivale de 25 a 30 gramas de carboidrato, chegando ao máximo de 50 gramas por dia.
Proteínas x Gorduras nas dietas
Na hora de diferenciar as duas dietas pelas proteínas, o ‘susto’ é ainda maior. Se na dieta low carb o recomendado é ingerir muita proteína para não perder massa muscular e se manter saciado, na cetogênica isso não funciona bem assim. O motivo é simples: se você reduz ao máximo a ingestão de carboidratos e come muitas proteínas, estas podem aumentar a produção de glicose (processo chamado gliconeogênese). Tudo o que quem está fazendo a dieta cetogênica não quer.
Mas quando o assunto são as gorduras, existe uma boa notícia para os que desejam seguir a dieta cetogênica. Com restrições, claro, mas elas são liberadas. Aqui, 70 a 75% de suas calorias diárias devem vir das gorduras, já que estas serão seu combustível principal. De acordo com uma pesquisa publicada pelo American Journal of Physiology-Endocrinology And Metabolism, uma dieta rica em gordura não engorda as pessoas, muito pelo contrário. A tese sustenta que a verdadeira inimiga da boa forma é uma dieta ricas em gorduras e em carboidratos.
No entanto, na hora de escolher qual dieta seguir, converse com um especialista e veja qual se adéqua melhor ao seu gosto e estilo de vida. Uma dieta low carb é mais fácil de ser seguida, enquanto a cetogênica requer alterações mais drásticas em sua rotina. O primeiro passo – da informação – já foi dado.