7 dicas para seu bem-estar em viagens aéreas

Entenda a importância de consumir os alimentos corretos para evitar desconfortos durante o voo. Veja dicas do que consumir ou evitar
7 dicas para seu bem-estar em viagens aéreas
Crédito da Foto: Kasto
Em 14/07/2017 às 10:00
Viagens aéreas

Crédito da Foto: Kasto

Viajar de avião pode ser o meio mais rápido possível de se deslocar, mas pode não ser o mais confortável. Problemas com pressurização, altitude, falta de espaço, turbulências e até mesmo o medo levam muitas pessoas a passar mal em viagens aeroviárias. Mas, se não dá pra eliminar por completo os males, há maneiras de atenuar os desconfortos.

Para minimizar os efeitos causados pelo jet lag (fadiga causada por mudanças no fuso horário), cientistas da Universidade de Harvard desenvolveram um estudo e concluíram que não comer durante as viagens facilita a adaptação ao novo fuso. Mas como essa possibilidade não se adéqua a todas as pessoas por variados motivos, o melhor mesmo é saber qual é a maneira certa de usar os alimentos a nosso favor nesta situação.

O site Uol ouviu nutricionistas a respeito do assunto e listou algumas dicas para evitar desconfortos durante uma viagem. 

Crédito da foto: Be Bang

 Conforto no voo
  • Evite alimentos que podem causar desconforto abdominal como feijões, batatas, ovos, repolho, pepino, brócolis, nabo e melancia.
  • Sucos contêm alta concentração frutose (o açúcar das frutas), que também podem provocar gases.
  • Leite, iogurte e queijos, especialmente em pessoas que têm deficiência na enzima que digere a lactose, ou se consumidos em excesso, podem causar diarreia.
  • Carnes gordurosas e alimentos condimentados são digeridos de forma lenta, o que facilita desconforto estomacal, insônia e enjoos.
  • Alimentos crus como saladas e frutas consuma apenas se tiver a certeza que foram bem higienizados. Já carnes ou peixes crus devem ser evitados uma semana antes da viagem para minimizar o risco de intoxicações.
  • Se não quiser dispensar a comida servida no avião, escolha a opção com menos gordura. Se preferir recusar o cardápio, leve barrinhas de cereais, biscoitos leves e frutas secas para saciar o apetite.
  • Beba água. Antes e durante a viagem capriche na ingestão de líquidos, mesmo que isso signifique levantar mais vezes de sua poltrona para ir ao banheiro. O aparente incômodo pode, de quebra, te livrar de dores e inchaços nas pernas.
AlimentaçãoBem-estarSaúdeViagem