Conheça as pílulas do sono
Dormir bem é um privilégio para poucos. Não deveria ser assim, afinal, estamos falando de uma das funções mais básicas do corpo humano. Mas, quem vive no ritmo trânsito, celular, computador, estresse, celular, cama, sabe que descansar não é tão fácil quanto parece. Se você está no time dos insones, mas não quer se render aos remédios tarja preta, saiba que existem três substâncias capazes de regular seu ritmo de sono de forma mais natural. Conheça e entenda como funcionam a L-Teanina, a Glicina e a Melatonina
1. Melatonina
Durante a semana você deita na cama e pega logo no sono, mas acorda repetidamente durante a noite, despertando exausto? E durante os finais de semana, você passa os dias tirando cochilos para sobreviver? Se o sono irregular é seu problema a melatonina pode ajudar. Ela é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas inibido, por exemplo, pelas luzes dos aparelhos eletrônicos (celular na cama lhe diz algo?). As substâncias são usadas para ajudar a regular os ciclos de sono, especialmente em casos de jet lag ou insônia. Mas atenção: seu uso não é recomendado para o uso diário.
2. L-teanina
A teanina é um aminoácido que não é comumente encontrado em nossa dieta, a menos que você seja um grande bebedor de chá. Embora não atue como um sedativo, ele contém um agente calmante e relaxante que pode ajudar a reduzir a percepção do estresse. Tenha cuidado, porém: ele tem o efeito oposto quando combinado com a cafeína e pode aumentar o estado de alerta e cognição.
3. Glicina
A glicina é outro aminoácido produzido pelo corpo e que pode promover um sono melhor. Ela também é encontrada em alimentos como a ovos, peixe, carne, leite, queijo e iogurtes, por exemplo. Para quem está enfrentando problemas para dormir, a ingestão dessa substância pode ajudar a adormecer mais rápido à noite, melhorar o sono REM e reduzir a sonolência diurna.