No pain, no gain? Descubra seis lesões comuns em exercícios e proteja o seu corpo
Excesso de dedicação durante as atividades físicas, sem dias de descanso, inevitavelmente vão ocasionar lesões no corpo. Se mesmo com dor se insiste no treino, é melhor ouvir o que seus músculos estão tentando alertar: é preciso parar. Do contrário, fatalmente o corpo sofrerá uma lesão.
Leia também:
– Liberação miofascial protege os músculos antes e após exercícios
– Confira as 20 modalidades esportivas em alta para 2018
O site Runner’s Word conversou com o fisioterapeuta, diz Janet Hamilton, um fisiologista do exercício de Atlanta. Segundo ele, se ao sentir dor o atleta insiste em camuflá-la através da ingestão de anti-inflamatórios para continuar o treino, por exemplo, um dia será obrigado a parar de se exercitar. “Ouça o feedback que seu corpo está lhe dando. Se você tem que alterar a maneira que se exercita para proteger um ponto dolorido, você sofrerá uma lesão de uso excessivo que poderá se agravar. Se você continua treinando apesar da dor ou usa remédios para mascará-la, você corre o risco de obter mais perdas do que ganhos”, diz Hamilton.
Confira lista da Runner´s Word com as seis lesões mais comuns provocadas pelo esforço excessivo
Fraturas de estresse- Acontecem quando se coloca mais pressão do que os ossos – geralmente dos pés, mas também das pernas – aguentam. Microscópicas, elas são mais comuns após exercícios de alto impacto e se caracterizam por dores quando a área é pressionada ou durante uma corrida. Persistir nos exercícios pode ocasionar uma fratura maior, sendo necessário imobilizar ou até mesmo fazer uma cirurgia. Por isso, até que a dor vá embora, opte por exercícios de baixo impacto, como ciclismo e natação.
Síndrome patelofemoral- É quando a rótula esfrega no fêmur provocando dor nos joelhos durante agachamentos e até descendo escadas. Se continuar treinando vigorosamente, a pessoa pode desgastar a cartilagem que fica embaixo da rótula, piorando as dores e fazendo desta uma lesão irreversível, já que a cartilagem não se recompõe. Fortaleça seus joelhos com exercícios adequados e prefira natação, bicicleta e elíptico para ficar em forma
Tendinite de Aquiles- lesões no tendão de Aquiles (que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar) são comuns e podem até precisar de cirurgia. Para se recuperar, exercícios aquáticos são os mais indicados. E quando a dor passar completamente volte com cautela aos treinos.
Dor nos quadris- Essa é a lesão mais preocupante e que precisa de maior atenção. Uma vez que podem ser múltiplas suas causas, só um médico será capaz de descobrir sua origem e indicar um tratamento. Interrompa seu treino imediatamente e procure orientação antes que novas lesões apareçam em decorrência dessa primeira.
Lesões nos isquiotibiais- É a famosa dor na coxa. Pode acontecer por falta de aquecimento adequado antes de um treino pesado e até mesmo se uma pessoa passa longos períodos sentada. Até que a dor diminua, opte por exercitar a parte superior do corpo. Recuperado, retome devagar aos treinos, preferindo exercícios na água ou ciclismo. O fortalecimento dos músculos isquiotibiais e dos glúteos também é indicado.
Dor lombar- Músculos fracos e excesso de carga nos exercícios são suas principais causas. Pode se tornar persistente, debilitando não só sua rotina de exercícios, como também sua qualidade de vida. Fale com um especialista para detectar o que a está provocando e descubra os melhores exercícios para o seu caso.