É preciso estar com a mente forte.

As melhores estratégias mentais para se dar bem em feitos atléticos

Não basta treinar seus músculos e gestos motores, é preciso estar com a mente forte.
As melhores estratégias mentais para se dar bem em feitos atléticos
Em 28/11/2018 às 07:00

Não basta treinar seus músculos e gestos motores, é preciso estar com a mente forte.

Para ter sucesso nos esportes é preciso estar preparado fisicamente, tecnicamente e – algo que a maioria deixa de lado – psicologicamente. Para provar isso, pesquisadores da Universidade de Padova, na Itália, recentemente perguntaram a 237 maratonistas o que eles faziam para que suas mentes os ajudassem a atravessar a linha de chegada. O que eles descobriram? “Não é sobre ser mais positivo; em vez disso, é reconhecer as emoções e usá-las para ganhar vantagem”, diz o autor do estudo, Enrico Rubaltelli. Isso ajuda especialmente quando as coisas ficam feias. “Esses atletas antecipam o nível de dor e pensam em como vão reagir antes, o que ajuda a regular o ritmo”, diz Rubaltelli. “Emoções desagradáveis ​​como ansiedade e incerteza podem ajudar a motivar alguém a alcançar um melhor desempenho”, diz Andy Lane, professor de psicologia esportiva da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido.

Construindo musculatura emocional

Medite

Isso ensina o cérebro a manter o foco. Em um ambiente de competição, um meditador experiente pode libertar sentimentos de medo ou insegurança quando eles surgirem. É um desafio acessar esse nível de foco quando as coisas ficam difíceis, então se familiarize agora. Sente-se em uma sala silenciosa, olhos fechados, deixando os pensamentos passarem sem julgá-los ou tentar bloqueá-los. Trate os pensamentos como nuvens que passam no céu. Observe cada um deles passar e desapegue.

Relaxe

O próximo passo é liberar a tensão no corpo. Ela é, muitas vezes, uma encarnação física do estresse mental. Manter os músculos descontraídos durante a prática esportiva pode garantir que você se mova de forma eficiente. Sente-se tranquilamente e faça um inventário das áreas do seu corpo onde você armazena ansiedade, como mandíbula, ombros, parte inferior das costas e pélvis. Diga mentalmente a cada uma dessas partes que fique relaxada. Quando sentir que ela respondeu, passe para a próxima.

Repita

Uma das formas mais bem-sucedidas de lidar com emoções difíceis durante uma corrida cansativa ou outro esporte é se lembrar de por que você está lá. Comece escrevendo seu objetivo e a motivação por trás dele. Repita isso com frequência. "Durante uma corrida, isso ajuda a superar os momentos difíceis, aqueles em que você se pergunta ‘por que estou fazendo isso?’”, diz Rubaltelli. Lembrar o propósito maior pode anular aquela vozinha que diz “pare com essa loucura!”