Dieta Keto: o protocolo em que a ingestão controlada de gorduras ajuda no processo de perda de peso

Mesmo com uma ingestão de gorduras considerável, esta dieta ajuda a emagrecer e melhora a qualidade de vida.
Dieta Keto: o protocolo em que a ingestão controlada de gorduras ajuda no processo de perda de peso
Crédito da Foto: Ronda Kimbrow
Em 13/07/2017 às 13:14

Já imaginou comer ovos, bacon e abacate à vontade e ainda assim emagrecer? Parece sonho, mas são os princípios da dieta Keto (cetogênica). Para muita gente pode parecer confuso ingerir gordura e ainda assim perdê-la, mas a mecânica da dieta é simples: quase nada de carboidratos + pouca proteína + muita gordura = redução (e estabilização) dos níveis de glicose no sangue, o que promove a liberação das cetonas, moléculas derivadas da gordura produzida no fígado. Neste momento seu corpo entra em estado de “cetose nutricional”, que promove a queima de gorduras.

Dieta Keto melhora a qualidade de vida

Mas além desse benefício tentador, essa dieta tem outros atrativos listados pelo site Bodybuilding:

    1. Energia em alta – apesar de delicioso, o açúcar só traz danos ao nosso corpo. Experimente ingerir uma barra de chocolate e ganhe energia imediata. No entanto, pouco tempo depois, um sono arrebatador te domina. Isso acontece porque comer carboidratos errados de forma desregulada faz o seu corpo receber picos de açúcar e em seguida liberar muita insulina para ‘conter o estrago’. É nessa hora que o açúcar cai drasticamente e a preguiça vem com tudo. A dieta cetogênica acaba com essa montanha-russa à medida que troca o combustível do seu corpo de carboidrato (açúcar) para gordura, eliminando esse sobe e desce nos níveis de glicose. Com isso você terá energia o dia todo e não se sentirá cansado com tanta facilidade.
    1. Perda de peso – sim, mesmo comendo mais gordura você vai conseguir emagrecer se seguir à risca a dieta cetogênica. A conclusão foi de uma pesquisa publicada pelo Journal of Nutrition and Metabolism. O experimento dividiu pessoas em dois grupos e ambos consumiram 500 calorias a menos por dia. Um grupo, no entanto, reduziu gorduras para eliminar essas calorias. O outro reduziu carboidratos ao máximo e aumentou a ingestão de gorduras (dieta cetogênica). Estes perderam mais peso, gordura total e gordura abdominal, a grande vilã da boa forma e da saúde.
  1. Qualidade de vida – a síndrome metabólica é apenas a ponta de um iceberg que pode causar doença cardiovascular, principal causa de morte no mundo. E a dieta cetogênica pode diminuir e muito suas chances de desenvolver essa síndrome, cujos fatores de risco incluem gordura abdominal, hipertensão arterial, triglicerídeos elevados, glicemia alta em jejum e baixo teor de colesterol HDL (o chamado colesterol bom).
Bem-estarBoa FormaCorpoDietaDieta CetogênicaDieta KetoMetabolismoSaúde