Novo tipo de esteroides atrai usuários, mas eles são seguros?

A promessa da pílula da força sem esforço está atraindo atletas e frequentadores de academias
Novo tipo de esteroides atrai usuários, mas eles são seguros?
96816919 - weight disks and drugs on wooden background
Em 18/07/2018 às 07:00

Imagine uma pílula que contenha os benefícios dos anabolizantes (ganho de massa muscular e redução de gordura) sem os efeitos colaterais desse tipo de medicamento (risco aumentado de câncer, doenças cardíacas, problemas no fígado, aumento da pressão arterial, entre outros). Parece incrível, não? Pois é isso que prometem os fabricantes de um novo tipo de esteroide chamado de SARMs, que caiu no gosto dos atletas e frequentadores de academias. A sigla significa selective androgen receptor modulators, ou em português literal, moduladores seletivos do receptor androgênico, e essas pílulas são amplamente comercializadas on-line como “esteróides legais”.

Antes de correr para a internet e encomendar as pílulas, saiba que a agência reguladora norte -americana Food and Drug Administration, divulgou um alerta público de que os SARMs eram medicamentos não aprovados, ligados a “preocupações sérias de segurança”, incluindo o potencial para um aumento do risco de toxicidade hepática, ataques cardíacos e derrames.

Um estudo também revelou que os produtos comercializados como SARMs eram frequentemente mal rotulados e contaminados (aproximadamente 40% tinham outros hormônios e drogas não aprovadas). As empresas farmacêuticas desenvolveram as SARMs para pessoas que sofrem de perda de massa relacionada à idade e à doença.

De forma simplista, eles poderiam ter efeitos positivos diretamente nos músculos, ossos e células de gordura, enquanto, na teoria, deixariam coração, próstata, fígado e outros órgãos em paz. Mas a droga ainda está em fase de estudos e os especialistas não fazem ideia de que males seu uso em longo prazo podem causar. Não foi dessa vez que os cientistas inventaram a pílula milagrosa da força sem esforço.