Confira 8 tops de alta sustentação ideais para prática de exercícios físicos

Para praticar um exercício físico de forma correta, seja ele qual for, é preciso estar confortável. Por este motivo as roupas escolhidas devem ser adequadas à modalidade do treino. Exercícios de alto impacto, como corrida, CrossFit, treinos com saltos e esportes coletivos pedem ainda mais atenção na escolha dos tops. “O impacto da escolha errada da peça é, num primeiro momento, uma sobrecarga na musculatura torácica, que pode gerar um estresse nas articulações da coluna. A cervical e até a lombar podem sofrer com isso também, caso o impacto seja grande e contínuo”, explica o fisioterapeuta Marcell Gagliano em conversa com o Be Bang.

O profissional explica que o ideal para deixar os seios no lugar e evitar dores desnecessárias é escolher um top que faça uma compressão adequada do seio contra o tórax. “Em exercícios de alto impacto com deslocamento vertical, como é o caso da corrida, por exemplo, conforme o corpo bate no chão os seios são puxados para baixo. E é esse movimento brusco e contínuo que o top precisa ser capaz de evitar”, detalha. Marcell indica ficar de olho no tecido do qual é confeccionada a peça: “A trama [do tecido] tem que ser mais compressiva e menos elástica”, ensina.

O modelo do top faz diferença?

Segundo Marcell Gagliano, sim. Embora não seja a parte mais importante. “O tecido realmente vai determinar a funcionalidade do top, mas o modelo serve para dar conforto a quem usa a peça”, esclarece. E detalha: “O modelo frente única não é bom para quem tem seios grandes e pesados, já que todo o peso da mama passa a ser sustentado pelo pescoço, especialmente se o tecido não tiver a compressão ideal”. “Com um tecido errado até mesmo o modelo que tem as alças nos ombros vai prejudicar a postura à medida que o peso dos seios puxa os ombros pra frente”, diz.

Para o fisioterapeuta, tendo a compressão adequada dos seios, o modelo com decote nadador nas costas e com alças largas é o mais indicado. “Top de alças largas é melhor porque quanto maior a área de contato da peça com a pele, maior é a distribuição da força e fica mais confortável para quem está praticando o exercício”, orienta. A boa notícia é que muitas marcas esportivas já criaram peças especiais para quem precisa de uma dose extra de sustentação.

Confira a lista com 8 ótimas opções de tops de alta sustentação:
  • Crédito: Site Lupo

Top Sustentação (Lupo) – sem costura, diminui os pontos de fricção com o corpo. Além disso o tecido tem pontos estratégicos de ventilação e diferentes níveis de compressão que melhoram o contrapeso do músculo e a postura corporal. Outro ponto positivo é a faixa mais larga embaixo dos seios que também ajuda a melhorar a sustentação.

  • Crédito: Site Adidas

Top Cmmttd Chill (Adidas) – confeccionado com a tecnologia climachill, que deixa a pele respirar, a peça tem ainda alças grossas e ajustáveis, que permitem maior sustentação. As taças são moldadas com um bojo e o tecido tem caimento justo, conferindo alto suporte para os seios.

  • Crédito: Site Nike

Top Pro Rival (Nike) – a peça se assemelha a um sutiã, só que com um tecido bem mais encorpado, o Dri-FIT, que promete absorver o suor deixando e pele seca. Alças largas, modelo nadador (nas costas) e bojos moldados permitem amplitude de movimentos, além de alta sustentação. As semelhanças com as peças íntimas femininas ficam por conta do ajuste personalizado nas alças e nas costas, assim como nos sutiãs convencionais. Mas tudo no maior estilo.

  • Crédito: Site Fila

Top High Emanatrix (Fila) – desenvolvido especialmente para corrida, este top tem a alta compressão da tecnologia Emana, que garante ajuste perfeito por ser confeccionado com fios de alta tecnologia. Alças grossas e decote nadador completam o combo para melhor sustentação dos seios.

  • Crédito: Site Marcyn

Top Fit Print (Marcyn) – apesar de bem decotado, o top tem alças largas e bojo estruturado, que prometem boa sustentação para exercícios físicos de alto impacto. Nas costas, o decote nadador também ajuda a dar estrutura à peça, assim como a faixa mais larga tanto nas laterais dos seios, quanto embaixo deles.

  • Crédito: Site Asics

Top Lock Zip com regulagem (Asics) – com visual moderno, este top tem zíper frontal com trava, além de alças reforçadas e acolchoadas com várias opções de ajustes. Um bojo interno ajuda a modelar os seios, enquanto o decote nadador dá ainda mais conforto e segurança para os movimentos.

  • Crédito: Site Track&Field

Top Flora (Track & Field) – e quem disse que um top de alta sustentação não pode ser charmoso? Segundo a fabricante, esse modelo, com alças reguláveis, se ajusta a todos os tamanhos de seios. Um bojo inteiriço interno e uma faixa mais larga embaixo dos seios ajudam a deixar tudo no lugar. O recorte em tule na parte da frente facilita a respiração da pele e deixa o visual mais bonito.

  • Crédito: Site Lupo

Top LS Fit Support (Lupo) – trata-se de um top duplo. Por dentro, um bojo modela os seios, enquanto a parte de fora, fechada por um zíper frontal, confere ainda mais sustentação à peça. Alças grossa e decote nadador também ajudam a dar ainda mais conforto durante os exercícios de alto impacto.

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago