Invista em atitudes positivas e melhore sua autoestima.

Cada vez mais os cientistas estão certos do poder da força do pensamento para ditar o rumo das nossas vidas. Pensamentos negativos geram depressão, ansiedade, raiva e até doenças cardíacas. Já uma pessoa que sorri e pensa de forma positiva, atrai olhares, faz novas amizades e eleva a autoestima. É um ciclo do bem.

Um estudo conduzido pelo Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, constatou o poder do pensamento positivo para elevar a autoestima. A pesquisa monitorou um grupo de 2.618 pessoas, dentre homens e mulheres. Eles foram submetidos a um questionário sobre o que esperavam do futuro e como estaria a sua saúde. Quinze anos depois, o estudo concluiu que os voluntários que tinham as expectativas mais otimistas possuíam 24% a menos de chances de morrer por complicações cardíacas. Entre os que tinham mais autocontrole, apenas 6% sofreram ataque cardíaco ou morreram por doenças.

Dicas para recuperar a autoestima

A revista Boa Forma ouviu a psicóloga Maura de Albanesi, de São Paulo, que deu algumas dicas de como a pessoa pode resgatar a sua autoestima e, assim, transformar os pensamentos negativos em positivos. “Antes de tudo é preciso saber se colocar em primeiro lugar. Não paute sua vida com base na opinião de quem está ao seu redor. Aprenda a se ouvir”, disse ela. Em seguida, a psicóloga deu algumas dicas para a pessoa encontrar a sua felicidade.

Tenha um hobby – por mais atribulado que seja o seu dia, arrume um tempinho para fazer o que gosta. Pode ser uma dança, uma atividade manual ou até mesmo ler um livro. O que importa é distrair a cabeça com algo que lhe dá prazer.

Descanse – não tire horas do seu sono para dar conta de todas as tarefas. Divida melhor o seu dia e durma bem.

Alimente-se bem – claro que uma escapulida ou outra em dias especiais não vão arruinar a sua alimentação, mas garanta uma dieta equilibrada na maior parte do tempo.

Respeite-se – não se force a ir a determinado lugar só porque todo mundo quer. Saiba negociar e impor a sua vontade para fazer o que deseja.

Se ame – não fique procurando seus defeitos. Aprenda a olhar e admirar suas qualidades. Um bom exercício é passar a mão por todo o seu corpo mentalizando coisas positivas.

Não se compare a ninguém– cada um tem um tipo físico, uma cor de cabelo, um desenho de sobrancelha. E acredite: eles são os mais harmoniosos pra você. Claro que buscar melhorar é saudável, mas não adianta traçar metas inatingíveis.

Supere as dificuldades – seja no trabalho ou na vida pessoal, quando precisar concluir um desafio vá até o fim (sempre respeitando os seus limites, claro). O gostinho da vitória melhora a nossa autoestima.

Comemore – vibre mesmo com pequenas conquistas do dia a dia. Reconheça o seu esforço e orgulhe-se de você!

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago