O estresse envelhece 4 anos: descubra dicas práticas para relaxar

Nunca se ouviu tanto falar em estresse como nos dias atuais. Além da pressão gerada por uma rotina 100% online, onde tudo é decido em um piscar de olhos, é preciso lidar com problemas de rotina, como doenças, (falta de) dinheiro, trânsito caótico, perdas, entre tantos outros. E poucos são os que conseguem levar uma vida tranquila. Mas segundo pesquisas apresentadas na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Londres e divulgadas pela Men’s Health, quem quiser viver bem e por mais tempo tem que aprender a controlar e amenizar as causas do estresse. Isso porque pesquisadores descobriram que viver estressado por nos custar 4 anos a menos. Por isso, antes de seguir lendo sua pilha de e-mails acumulados, respire e tente levar uma vida mais tranquila.

Mantenha-se flexível

A ioga é um excelente exercício para deixar o seu corpo alongado e a sua mente em descanso. E a falta de tempo não pode ser um impedimento para você, a menos que se conforme em envelhecer 4 anos mais rápido. Por isso, aprenda 3 exercícios simples que podem ser feitos durante uma pequena pausa em seu trabalho.

Pombo – para relaxar quadris e costas não é preciso sequer levantar da cadeira. Coloque o tornozelo direito em cima do joelho esquerdo e aponte os dedos para fora. Para alongar completamente a banda iliotibial (ligamento que se estende do osso da pélvis até a tíbia), coloque as mãos de cada lado da cadeira e dobre seu corpo para frente. Fique nessa posição por 30 segundos e faça o mesmo com a perna esquerda.

Cactus – relaxe o seu pescoço durante uma pausa para o café. Encoste na parede e levante o braço direito fazendo um ângulo reto. Gire suavemente sua cabeça para a esquerda. Fique nessa posição por 30 segundos e faça o mesmo com o braço esquerdo, girando a cabeça para a direita.

Oração – deixe suas costas eretas e mantenha-se sentado na cadeira. Mostre flexibilidade, leve suas mãos para trás de você, pressionando suas palmas juntas, como em uma oração. Mantenha seus cotovelos apontados para baixo e lentamente dobre o seu queixo também para baixo.

Desacelere com uma ‘dieta de tecnologia’
  • Crédito: Jakkapan Jabjainai

O excesso de tecnologia do mundo moderno sobrecarrega o cérebro. Por isso, sempre que puder experimente fazer uma espécie de desintoxicação. Saiba como:

Para os olhos: a exposição excessiva à luminosidade das telas pode danificar a sua visão. Por isso, experimente apenas ouvir o texto que você precisa através de um podcast. Neste momento, fique com os olhos fechados, apurando apenas a audição.

Para os ouvidos: música, TV, jogos, o barulho que vem das ruas cada vez mais movimentadas e engarrafadas e até a nossa própria voz. O ruído incessante também pode estressar. Separe 10 minutos do dia para ficar em um ambiente completamente silencioso. Concentre-se apenas no som de sua respiração.

Pausa no trabalho: mesmo quando saímos do nosso local de trabalho, laptops, tablets e smartphones nos enviam constantemente mensagens. E não desligamos nunca. Por isso, ao chegar em casa, experimente deixar seus eletrônicos na porta e conviva.

Balde de água fria no estresse
  • Crédito: Raquel Liz Lopez

Um estudo realizado na Finlândia constatou que tomar um banho de água fria especialmente no início do dia ajuda a aliviar a tensão. Se você não consegue nem pensar em água fria, tente começar aos poucos, experimentando por alguns segundos a água morna, para só depois encarar uma ducha realmente fria. E não precisa ser por muito tempo. No começo uns três minutos embaixo do chuveiro já é o suficiente para renovar as energias.

Medite para aumentar o foco

Estar focado no momento presente é essencial para realizar tarefas com mais agilidade e precisão, livrando o cérebro de estresse desnecessário. Para isso, apenas quatro sessões de 30 minutos por semana de meditação mindfulness (atenção plena) melhoram a memória, fluência verbal, o sistema cognitivo e a capacidade de atenção.

Mesmo tentando se concentrar em um trabalho, ou leitura, nossas mentes vagam 47% do tempo, reduzindo nossa capacidade de execução e nos fazendo pessoas realmente ocupadas, já que não conseguimos dar conta de tudo o que precisamos no tempo que deveríamos. Por isso, concentrar-se em cada tarefa é o melhor a fazer. E para evitar a fuga de sua mente para pensamentos negativos, passar 90 minutos por semana em contato com a natureza é um ótimo e saudável remédio.

E lembre-se que para praticar a atenção plena não é necessário um lugar especial ou muito tempo. Se vai almoçar ou comer um sanduíche, por exemplo, concentre-se ao máximo no que está fazendo. Perceba cada mordida, repare na sua mastigação. Sinta aromas, sabores, veja as cores dos alimentos. Respire com calma, coma igualmente. E não fuja de seus pensamentos ruins, apenas deixe-os ir. “Se você está estressado sobre um prazo, quando esse pensamento entrar em sua mente, reconheça isso. Imagine-se sentado na margem de um rio, colocando esse pensamento em uma folha e deixando-a flutuar”, ensinou o Dr. Michael Sinclair, co-autor de “Mindfulness para pessoas ocupadas”.

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago