Caregorias Uncategorized

3 técnicas de respiração para uma corrida consciente

Respirar bem é fundamental para se conquistar qualidade de vida. A meditação, porém, também é de extrema importância para quem quer se exercitar e manter o ritmo durante um treino. O repórter e maratonista Alan Green escreveu um artigo para revista Mindful onde revela técnicas práticas de respiração durante as corridas. “Para começar, seu corpo deve permanecer relaxado, mas ao mesmo tempo ereto. Imagine sua cabeça sendo puxada suavemente por uma corda no alto”, diz o autor. Segundo ele, a corrida deve ser praticada de forma que complemente a meditação, ou seja, uma não funciona sem a outra.

A publicação destaca as três técnicas de respiração mais usadas nesse exercício. Teste e escolha a mais adequada ao seu ritmo e ao ambiente em que você vai se exercitar. 

  • Respiração nasal – muito usada na ioga, essa forma de respirar é feita pelo diafragma, enquanto se inspira e expira lentamente apenas pelo nariz. Para dias frios trata-se da melhor escolha, já que ela aquece e filtra o ar antes de ele chegar aos pulmões. Mas essa técnica dificilmente consegue ser mantida em corridas mais rápidas, já que nesses casos o corpo pede mais quantidade de oxigênio.
  • Respiração bucal – quando o corpo pede mais oxigênio entra em cena esse tipo de respiração. Corredores de alto rendimento geralmente adotam uma forma de respirar mais ritmada com exalação feita pela boca.
  • Respiração alternada – trata-se de uma forma de respirar intercalada, ora pelo nariz, ora pela boca, alternando o padrão de exalação. Este tipo de respiração pode ser útil para corridas longas, já que faz com que o atleta preste bastante atenção ao inspirar e expirar e acorde de uma espécie de hipnose de um ritmo repetido, reduzindo, inclusive, o risco de lesões.
Share
Publicado por
BeBang

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago