Caregorias Uncategorized

Ajuste sua rotina e diminua o estresse com 9 dicas simples

Estar sempre conectado, antenado às notícias, executar tarefas de forma ágil no trabalho e em casa, sem deixar de cuidar da saúde, do corpo, da aparência. A vida moderna anda (muito) corrida e a passos largos o estresse vem se tornando uma epidemia. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), os brasileiros estão em segundo lugar na lista dos povos mais estressados do mundo, perdendo apenas para os japoneses. Um dos grandes males dos últimos tempos, a chamada Síndrome de Burnout, ou acúmulo de estresse, provoca exaustão física, emocional e/ou mental.

Para não chegar a esse ponto, faça pequenos ajustes em sua rotina e tenha uma vida emocionalmente mais saudável. O site Runner’s World separou algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Gerencie seus desafios

Não se cobre tanto com metas inatingíveis. Se estiver no controle de suas tarefas, estabeleça pequenos desafios que você possa alcançar e vá aumentando à medida que consiga progredir.

2. Tenha foco

Concentre-se profundamente cada vez que tiver um problema significativo para resolver. Tire de perto distrações (como seu smartphone) e faça uma coisa de cada vez. Ser multitarefa acaba tirando o foco, diminuindo a concentração e aumentando o estresse.

3. Divida o seu tempo

A melhor coisa para manter a atenção é estipular tempo para resolver seus problemas. Se sua tendência é ser disperso, comece com tempos menores para tarefas menores e aumente conforme for conseguindo se concentrar melhor. Mas lembre-se de não exceder o período máximo de 2 horas. Depois disso levante-se, limpe a mente e só então volte ao trabalho.

4. Aprenda a lidar com o estresse

Se determinada tarefa te causa arrepios, lembre-se que seu corpo vai reagir a esse estresse quando você precisar executá-la. Antes disso, respire fundo e tente canalizar de forma positiva essa sensação. Além de ganhar fôlego extra para o trabalho, vai te livrar de uma sobrecarga negativa.

5. Medite

Use a meditação para se concentrar. Escolha um momento pela manhã, antes das tarefas, ou no final do dia. Sente-se em um local calmo e pense apenas na sua respiração, sem deixar que problemas invadam seus pensamentos. Aqui o importante é a frequência com que executa, então mesmo que tenha poucos minutos para isso, faça sempre que puder.

6. Separe-se do estresse

Mesmo que esteja sobrecarregado, não se confunda com o estresse. Você é uma pessoa e suas emoções e sensações são passageiras. Por isso, tente tranquilizar-se fazendo atividades que gosta ou tendo uma conversa calma com algum amigo.

7. Afaste-se para ser criativo

Muitas vezes quando mais precisamos de criatividade em nossas tarefas ou para resolver um problema não temos uma boa ideia. Quando isso acontecer, afaste-se do trabalho por uns momentos. Dê um passeio, pratique um exercício, tome um banho relaxante. Ver o problema “de fora” aumenta suas chances de encontrar uma boa solução.

8. Durma

Passar uma noite em claro não é nada produtivo. Relaxe e durma por no mínimo 7 horas seguidas. E para quem pratica atividades físicas dormir até três horas a mais que isso não é um exagero.

9. Descanse

Quanto maior o estresse, maior deve ser o descanso. Tenha folgas para desfrutar da companhia da família e de amigos, relaxe, divirta-se. Marque suas férias após um período de grande estresse. Não acumule.

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago