Ajuste sua rotina e diminua o estresse com 9 dicas simples

A correria da vida moderna faz com que o estresse tome conta de todos. Aprenda a reduzir o seu ritmo com nove dicas fáceis de colocar em prática.
Ajuste sua rotina e diminua o estresse com 9 dicas simples
Em 09/10/2017 às 08:00

Estar sempre conectado, antenado às notícias, executar tarefas de forma ágil no trabalho e em casa, sem deixar de cuidar da saúde, do corpo, da aparência. A vida moderna anda (muito) corrida e a passos largos o estresse vem se tornando uma epidemia. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), os brasileiros estão em segundo lugar na lista dos povos mais estressados do mundo, perdendo apenas para os japoneses. Um dos grandes males dos últimos tempos, a chamada Síndrome de Burnout, ou acúmulo de estresse, provoca exaustão física, emocional e/ou mental.

Para não chegar a esse ponto, faça pequenos ajustes em sua rotina e tenha uma vida emocionalmente mais saudável. O site Runner’s World separou algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1. Gerencie seus desafios

Não se cobre tanto com metas inatingíveis. Se estiver no controle de suas tarefas, estabeleça pequenos desafios que você possa alcançar e vá aumentando à medida que consiga progredir.

2. Tenha foco

Concentre-se profundamente cada vez que tiver um problema significativo para resolver. Tire de perto distrações (como seu smartphone) e faça uma coisa de cada vez. Ser multitarefa acaba tirando o foco, diminuindo a concentração e aumentando o estresse.

3. Divida o seu tempo

A melhor coisa para manter a atenção é estipular tempo para resolver seus problemas. Se sua tendência é ser disperso, comece com tempos menores para tarefas menores e aumente conforme for conseguindo se concentrar melhor. Mas lembre-se de não exceder o período máximo de 2 horas. Depois disso levante-se, limpe a mente e só então volte ao trabalho.

4. Aprenda a lidar com o estresse

Se determinada tarefa te causa arrepios, lembre-se que seu corpo vai reagir a esse estresse quando você precisar executá-la. Antes disso, respire fundo e tente canalizar de forma positiva essa sensação. Além de ganhar fôlego extra para o trabalho, vai te livrar de uma sobrecarga negativa.

5. Medite

Use a meditação para se concentrar. Escolha um momento pela manhã, antes das tarefas, ou no final do dia. Sente-se em um local calmo e pense apenas na sua respiração, sem deixar que problemas invadam seus pensamentos. Aqui o importante é a frequência com que executa, então mesmo que tenha poucos minutos para isso, faça sempre que puder.

6. Separe-se do estresse

Mesmo que esteja sobrecarregado, não se confunda com o estresse. Você é uma pessoa e suas emoções e sensações são passageiras. Por isso, tente tranquilizar-se fazendo atividades que gosta ou tendo uma conversa calma com algum amigo.

7. Afaste-se para ser criativo

Muitas vezes quando mais precisamos de criatividade em nossas tarefas ou para resolver um problema não temos uma boa ideia. Quando isso acontecer, afaste-se do trabalho por uns momentos. Dê um passeio, pratique um exercício, tome um banho relaxante. Ver o problema “de fora” aumenta suas chances de encontrar uma boa solução.

8. Durma

Passar uma noite em claro não é nada produtivo. Relaxe e durma por no mínimo 7 horas seguidas. E para quem pratica atividades físicas dormir até três horas a mais que isso não é um exagero.

9. Descanse

Quanto maior o estresse, maior deve ser o descanso. Tenha folgas para desfrutar da companhia da família e de amigos, relaxe, divirta-se. Marque suas férias após um período de grande estresse. Não acumule.

BeSmartdestaqueEstresseFocoMeditaçãoSaúdeSaúde emocionalSaúde mentalSíndrome de Burnout