Caregorias Uncategorized

Dieta Keto: o protocolo em que a ingestão controlada de gorduras ajuda no processo de perda de peso

Já imaginou comer ovos, bacon e abacate à vontade e ainda assim emagrecer? Parece sonho, mas são os princípios da dieta Keto (cetogênica). Para muita gente pode parecer confuso ingerir gordura e ainda assim perdê-la, mas a mecânica da dieta é simples: quase nada de carboidratos + pouca proteína + muita gordura = redução (e estabilização) dos níveis de glicose no sangue, o que promove a liberação das cetonas, moléculas derivadas da gordura produzida no fígado. Neste momento seu corpo entra em estado de “cetose nutricional”, que promove a queima de gorduras.

Dieta Keto melhora a qualidade de vida

Mas além desse benefício tentador, essa dieta tem outros atrativos listados pelo site Bodybuilding:

    1. Energia em alta – apesar de delicioso, o açúcar só traz danos ao nosso corpo. Experimente ingerir uma barra de chocolate e ganhe energia imediata. No entanto, pouco tempo depois, um sono arrebatador te domina. Isso acontece porque comer carboidratos errados de forma desregulada faz o seu corpo receber picos de açúcar e em seguida liberar muita insulina para ‘conter o estrago’. É nessa hora que o açúcar cai drasticamente e a preguiça vem com tudo. A dieta cetogênica acaba com essa montanha-russa à medida que troca o combustível do seu corpo de carboidrato (açúcar) para gordura, eliminando esse sobe e desce nos níveis de glicose. Com isso você terá energia o dia todo e não se sentirá cansado com tanta facilidade.
    1. Perda de peso – sim, mesmo comendo mais gordura você vai conseguir emagrecer se seguir à risca a dieta cetogênica. A conclusão foi de uma pesquisa publicada pelo Journal of Nutrition and Metabolism. O experimento dividiu pessoas em dois grupos e ambos consumiram 500 calorias a menos por dia. Um grupo, no entanto, reduziu gorduras para eliminar essas calorias. O outro reduziu carboidratos ao máximo e aumentou a ingestão de gorduras (dieta cetogênica). Estes perderam mais peso, gordura total e gordura abdominal, a grande vilã da boa forma e da saúde.
  1. Qualidade de vida – a síndrome metabólica é apenas a ponta de um iceberg que pode causar doença cardiovascular, principal causa de morte no mundo. E a dieta cetogênica pode diminuir e muito suas chances de desenvolver essa síndrome, cujos fatores de risco incluem gordura abdominal, hipertensão arterial, triglicerídeos elevados, glicemia alta em jejum e baixo teor de colesterol HDL (o chamado colesterol bom).

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago