As melhores estratégias mentais para se dar bem em feitos atléticos

Não basta treinar seus músculos e gestos motores, é preciso estar com a mente forte.

Para ter sucesso nos esportes é preciso estar preparado fisicamente, tecnicamente e – algo que a maioria deixa de lado – psicologicamente. Para provar isso, pesquisadores da Universidade de Padova, na Itália, recentemente perguntaram a 237 maratonistas o que eles faziam para que suas mentes os ajudassem a atravessar a linha de chegada. O que eles descobriram? “Não é sobre ser mais positivo; em vez disso, é reconhecer as emoções e usá-las para ganhar vantagem”, diz o autor do estudo, Enrico Rubaltelli. Isso ajuda especialmente quando as coisas ficam feias. “Esses atletas antecipam o nível de dor e pensam em como vão reagir antes, o que ajuda a regular o ritmo”, diz Rubaltelli. “Emoções desagradáveis ​​como ansiedade e incerteza podem ajudar a motivar alguém a alcançar um melhor desempenho”, diz Andy Lane, professor de psicologia esportiva da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido.

Construindo musculatura emocional

Medite

Isso ensina o cérebro a manter o foco. Em um ambiente de competição, um meditador experiente pode libertar sentimentos de medo ou insegurança quando eles surgirem. É um desafio acessar esse nível de foco quando as coisas ficam difíceis, então se familiarize agora. Sente-se em uma sala silenciosa, olhos fechados, deixando os pensamentos passarem sem julgá-los ou tentar bloqueá-los. Trate os pensamentos como nuvens que passam no céu. Observe cada um deles passar e desapegue.

Relaxe

O próximo passo é liberar a tensão no corpo. Ela é, muitas vezes, uma encarnação física do estresse mental. Manter os músculos descontraídos durante a prática esportiva pode garantir que você se mova de forma eficiente. Sente-se tranquilamente e faça um inventário das áreas do seu corpo onde você armazena ansiedade, como mandíbula, ombros, parte inferior das costas e pélvis. Diga mentalmente a cada uma dessas partes que fique relaxada. Quando sentir que ela respondeu, passe para a próxima.

Repita

Uma das formas mais bem-sucedidas de lidar com emoções difíceis durante uma corrida cansativa ou outro esporte é se lembrar de por que você está lá. Comece escrevendo seu objetivo e a motivação por trás dele. Repita isso com frequência. "Durante uma corrida, isso ajuda a superar os momentos difíceis, aqueles em que você se pergunta ‘por que estou fazendo isso?’”, diz Rubaltelli. Lembrar o propósito maior pode anular aquela vozinha que diz “pare com essa loucura!”

Share
Publicado por
BeBang

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago