Quitosana auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Entenda

Muito se fala sobre os benefícios da quitosana (ou quitosano), mas poucos sabem do que realmente ela é capaz. Ela um tipo de fibra derivada da quitina, uma substância que se desenvolve nas cascas exteriores duras de crustáceos, como caranguejo, lagostins, camarão e lulas. O material vem sendo usado como suplemento dietético para ajudar as pessoas a perder peso e reduzir os níveis de colesterol.

Função da quitosana
  • Crédito: Net’N’Work

Segundo estudos do Serviço de Saúde da Columbia, cidade do estado norte-americano da Carolina do Sul, a quitosana ‘possui um benefício potencial adicional maior do que o de outros tipos de fibras’. Ao entrar no organismo, ela se liga a uma pequena quantidade de gordura dietética e é levada para fora do corpo evitando, assim, que essa gordura seja absorvida. Esta ação explica os efeitos teóricos de que a substância diminui os níveis de colesterol e o peso.

No mercado existem bons produtos disponíveis como o Be Lev, um composto de Quitosana, Pectina, Vitamina C e Cromo Picolinato. O suplemento é destinado a auxiliar dietas de redução de peso. Ele, também, auxilia no funcionamento intestinal, na redução da absorção da gordura ingerida e colesterol, além de diminuir a vontade por doces.

O fabricante conta que após estudos científicos, o produto resultou numa combinação entre substâncias naturais com uma proporção equilibrada. Além da quitosana, ele também traz em sua fórmula a pectina, que tem reconhecida ação sobre o funcionamento intestinal, o cromo, com ação relacionada com o aumento do metabolismo de gorduras, e a vitamina C, conhecida pelo poder antioxidante e imunoestimulante.

“Eu não abro mão! Além de reduzir a absorção de carboidratos (açúcares, amidos, farinha…), ele também me ajuda a ficar mais saciada. Não sai da minha dieta”, revela a top model, Babi Beluco ao Be Bang. Ela – que também é atleta – usa o produto combinado com cafeína, o Be Pump, para acelerar o metabolismo e garantir mais energia para treinar e correr maratonas mundo à fora.

Resultados de pesquisa mista

Uma revisão dos estudos publicados em uma edição de 2008 da “Cochrane Database of Systematic Reviews” avaliou a eficácia da quitosana em benefício da saúde em pessoas com sobrepeso e obesidade. Os 15 estudos incluíram 1.219 participantes. Em média, a ingestão de quitosana levou a perda significativa de peso, a redução do colesterol total e a diminuição da pressão arterial em comparação com o placebo.

Outro estudo publicado na edição de Winter 2003 do “Journal of Medicinal Food” encontrou benefícios de suplementos de quitosana para pessoas com diabetes tipo 2 e quantidades anormais de níveis de lipídios no sangue.

Vale lembrar que o consumo de suplementos deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Consulte sempre um profissional.

Share
Publicado por
BeBang

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago