Uncategorized

Bons hábitos alimentares podem prevenir o câncer

Má notícia: todos os anos no Brasil 600 mil novos casos de tumores cancerígenos são diagnosticados, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (INCA). A alimentação e a nutrição impróprias são classificadas como o segundo fator que influencia o surgimento do câncer, mas que pode ser prevenido. As negligências alimentares são responsáveis por 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento e de cerca de 35% das mortes pela doença. Boa notícia: hábitos alimentares corretos podem prevenir boa parte desses cânceres.

O médico diretor da Clínica Penchel, Lucas Penchel, aponta que apesar do câncer, na maioria das vezes, estar relacionado a fatores como a genética, maus hábitos de vida e condições externas – como a exposição constante à radiação solar e produtos químicos, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo –, a alimentação ainda possui um papel de grande peso tanto na proteção quanto na origem do tumor maligno.

Açúcar

Em uma ação recente, o governo brasileiro assinou um acordo com a indústria alimentícia para eliminar, até o ano de 2022, a quantidade de 144 mil toneladas de açúcar presentes em 23 categorias de produtos como as bebidas adoçadas, bolos, biscoitos, produtos lácteos e achocolatados em pó. O açúcar, por si só, não provoca o aparecimento de tumores malignos, mas o excesso de sua ingestão pode colaborar para a eclosão de quadros de obesidade, que é uma das principais causas de 13 tipos de cânceres.

Comidas processadas

Segundo Lucas Penchel, assim como o açúcar, outros alimentos também aumentam o risco de câncer, como as comidas ultraprocessadas e com altos níveis de conservantes artificiais ou prazo de validade extenso. Então a dica é evitar embutidos, como salame, presunto e mortadela e produtos vendidos em caixinha ou saquinho, como lasanhas prontas, hambúrguer, macarrão instantâneo, sopas e sucos prontos.

Quanto mais natural, melhor

“Enquanto alguns alimentos podem aumentar as probabilidades de incidência do câncer, outros podem ajudar na proteção do corpo contra a doença. O ideal é que as pessoas adotem uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Esse tipo de atitude pode prevenir de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer a cada ano no mundo, segundo o Inca”, orienta. Penchel sugere dar preferência para os alimentos que venham da terra, pois, aquilo que é plantado e colhido é sempre a melhor alternativa para uma boa nutrição.


Share
Publicado por
João Gabriel dos Santos

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago