Alimentação

Bons hábitos alimentares podem prevenir o câncer

Se o plano é se alimentar para ter mais saúde a ordem é fugir de alimentos industrializados e açucarados
Bons hábitos alimentares podem prevenir o câncer
Em 13/03/2019 às 07:00

Má notícia: todos os anos no Brasil 600 mil novos casos de tumores cancerígenos são diagnosticados, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (INCA). A alimentação e a nutrição impróprias são classificadas como o segundo fator que influencia o surgimento do câncer, mas que pode ser prevenido. As negligências alimentares são responsáveis por 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento e de cerca de 35% das mortes pela doença. Boa notícia: hábitos alimentares corretos podem prevenir boa parte desses cânceres.

O médico diretor da Clínica Penchel, Lucas Penchel, aponta que apesar do câncer, na maioria das vezes, estar relacionado a fatores como a genética, maus hábitos de vida e condições externas – como a exposição constante à radiação solar e produtos químicos, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo –, a alimentação ainda possui um papel de grande peso tanto na proteção quanto na origem do tumor maligno.

Açúcar

Em uma ação recente, o governo brasileiro assinou um acordo com a indústria alimentícia para eliminar, até o ano de 2022, a quantidade de 144 mil toneladas de açúcar presentes em 23 categorias de produtos como as bebidas adoçadas, bolos, biscoitos, produtos lácteos e achocolatados em pó. O açúcar, por si só, não provoca o aparecimento de tumores malignos, mas o excesso de sua ingestão pode colaborar para a eclosão de quadros de obesidade, que é uma das principais causas de 13 tipos de cânceres.

Comidas processadas

Segundo Lucas Penchel, assim como o açúcar, outros alimentos também aumentam o risco de câncer, como as comidas ultraprocessadas e com altos níveis de conservantes artificiais ou prazo de validade extenso. Então a dica é evitar embutidos, como salame, presunto e mortadela e produtos vendidos em caixinha ou saquinho, como lasanhas prontas, hambúrguer, macarrão instantâneo, sopas e sucos prontos.

Quanto mais natural, melhor

“Enquanto alguns alimentos podem aumentar as probabilidades de incidência do câncer, outros podem ajudar na proteção do corpo contra a doença. O ideal é que as pessoas adotem uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, frutas, legumes, verduras e cereais integrais. Esse tipo de atitude pode prevenir de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer a cada ano no mundo, segundo o Inca”, orienta. Penchel sugere dar preferência para os alimentos que venham da terra, pois, aquilo que é plantado e colhido é sempre a melhor alternativa para uma boa nutrição.