Caregorias Uncategorized

Aprenda a fazer bolo de chocolate funcional e sem glúten


No período pré-menstrual, as mulheres ficam com uma necessidade extra de comer doces. Segundo estudo da Associação entre Transtorno Disfórico Pré-menstrual e Transtornos Depressivos, quando uma mulher entra neste período, uma série de mudanças hormonais acometem o organismo. Uma delas é a queda da serotonina, o hormônio do bem-estar. Para produzir serotonina, nosso corpo precisa de uma substância chamada triptofano, que é encontrada no chocolate. Ao comer chocolate, acionamos áreas do cérebro responsáveis pela sensação de prazer. Outros nutrientes com o metabolismo alterado nesse período são o magnésio, o cálcio e o ferro; e todos esses são abundantemente encontrados no chocolate. O doce à base de cacau contém substâncias de efeito estimulante e antidepressivo que, aliadas à produção de serotonina, traz uma sensação de prazer e conforto revigorante que ameniza os principais sintomas da TPM, como a cólica e o mau humor.

A cozinheira carioca Rafaela Ramallo preparou uma receita de bolo de amêndoas e cacau (confira vídeo acima), completamente sem açúcar e sem glúten, para ajudar a saciar essa vontade de comer doce sem comprometer a dieta. 

Net’n Work

BOLO DE AMÊNDOAS E CACAU

 Ingredientes

3 ovos inteiros
2 xícaras de farinha de amêndoas
¾ xícara de água morna (ou o quanto baste)
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 xícara de coco ralado
1 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
5 colheres de sopa de adoçante culinário (xylitol ou eritritol)
2 colheres de chá de fermento químico
2 colheres de sopa de óleo de coco

Preparo

Bater os ovos com o adoçante e o óleo de coco, acrescentar a água, a farinha de amêndoas, coco, cacau, linhaça, deixando o adoçante por último.

Calda

1 xícara de leite de amêndoas ou leite de coco ou leite integral
2 colheres de sopa de adoçante culinário (xylitol ou eritritol)
1 colher de sopa de cacau

Preparo

Levar ao fogo até engrossar

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago