As dicas que você precisa para falar em público como um mestre

Alguns nascem com o talento de conquistar plateias, outros nem tanto. Para todos, existem técnicas simples capazes de levar o orador às palmas.

Falar em público é uma via de mão dupla, se você dominar a arte de falar para uma platéia pode impactar positivamente e aprimorar sua marca pessoal (seja em um pequeno seminário ou em um TED Talk). No entanto, se a forma como se apresenta for desastrosa, não importa a qualidade do conteúdo, a impressão deixada será negativa. Algumas pessoas nascem com o talento de conquistar plateias através da fala, outras nem tanto. A boa notícia é que não importa em qual grupo você se encaixa, é possível se aprimorar com algumas técnicas simples usadas pelos maiores oradores.

1 – Treine em casa

Falar um texto em voz alta, na solidão do seu quarto, é uma tarefa transformadora. Você vai perceber que no papel aquele texto soa de determinada forma, ao serem faladas as palavras ganham outra dimensão, ganham vida. Muitas vezes, durante esse exercício você percebe que o texto precisa ser mudado, uma pontuação diferente precisa ser feita, um parágrafo precisa ser quebrado, ou uma linha reescrita.

2 – Domine o assunto

Estude aquilo que será dito e durante o discurso seja específico. Não há nada pior do que perceber que o orador está divagando ou não tem conhecimento suficiente sobre o assunto que está tratando.

3 – Vá ao lugar do discurso antecipadamente

Sempre que possível, reconheça o terreno, suba no palco, olhe para as cadeiras vazias que logo estarão cheias. Uma boa dica do advogado Marcos Motta é escolher três pontos de referência na plateia e dirigir o olhar para esses pontos de forma randômica durante o discurso. Isso dá a cada um dos participantes a impressão de que a palavra está sendo dirigida a ele.

4 – Conduza a plateia

Construa seu discurso de uma forma que transporte a plateia para o tema. Fale sobre casos concretos, cite nomes, situações, lugares. Isso fará com que todos estejam atentos a tudo que você diz.

5 – O que se diz e como se diz

Pessoas que falam em tom uníssono e sem se movimentar podem entediar a plateia. Por isso, fique atento a esses três pontos:

Tom de voz e velocidade da fala. Alterne entre um tom de voz mais firme e acelere a fala quando quiser inflamar a plateia ou quando estiver falando de algo que precisa emocionar, e outro mais lento e ligeiramente mais baixo nos outros momentos, é como uma música.

Repetição e pausa. Quando desejar frisar um raciocínio ou ação, repita a mesma palavra em frases seguidas e quando precisar criar expectativa no público, dê pausas estratégicas entre uma frase e outra.

Gestual. Caminhe pelo palco e use suas mãos de forma inteligente. Se está falando sobre laços familiares, traga as mãos ao peito; se o assunto é globalização, abra os braços; se quer imprimir força e confiança, cerre os punhos. E lembre-se: a repetição leva à perfeição.

Share
Publicado por
BeBang

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago