mais lidas

Correr seria o novo MBA?

Fonte: Ativo
Texto: Dr. Sérgio Maurício

Sem dúvidas um bom corredor ou triatleta merece respeito por sua disciplina, resignação e resiliência. Essas são características atualmente garimpadas pelo mercado de trabalho. 

Cada vez mais ouço amigos empresários reclamando que chegou no mercado de trabalho uma geração preguiçosa e que “já quer começar sentando na janela”. E é daí que vem minha crítica ao artigo Correr é o novo MBA, de Nizan Guanaes, na Folha de São Paulo.

Achei um tanto quanto generalizado dizer que simplesmente correr te faz um funcionário melhor. Canso de ver pessoas não tendo a menor paciência de construir uma base sólida para correr uma boa maratona ou completar um Ironman.

Esses acabam por acumular inúmeras lesões e alguns criam desgosto pelo esporte. Será que aquele que faz seus treinos “nas coxas” e chega se arrastando na linha de chegada vai ser um bom funcionário para sua empresa?!

Conheço inúmeros outros que completaram uma única maratona ou um único Ironman e nunca mais quiseram saber do esporte, pois viram que o “buraco é mais embaixo” do que parece. O caminho é duro!

Sem dúvidas aqueles que conquistam suas medalhas com solidez, passando pelos anos de construção de um bom atleta merecem reconhecimento em suas entrevistas de emprego. 

Admiro muitos colegas e pacientes com méritos esportivos sem atalhos e que de fato têm a calma para momentos difíceis, foco e enorme resiliência em seus projetos. Para esses, talvez valha a máxima que correr é o novo MBA.

Por outro lado, conheço outros que jamais contrataria em minha empresa. Esses são ansiosos, não escutam seus treinadores, nutricionistas, médicos e fisioterapeutas. Não querem cumprir as etapas de fazer 5, 10 ou 15km bem feitos, e sim logo correr 21 ou 42km, mesmo que seja com dor ou no limite de tempo da prova.

Olhando a trajetória de atletas profissionais, como por exemplo o Mo Farah, recordista mundial de 5.000m e 10.000m, que agora sim está indo para as meias e maratonas vemos que essa costuma ser a trajetória de bons profissionais.

Hoje, temos uma enxurrada de formandos que não quiseram fazer um bom estágio pois “era longe” ou não era remunerado (Oi? Você é um estudante!). Além disso não aceitam “qualquer emprego” dentro de uma boa empresa. E ainda torcem o nariz e fazem birra ao levar bronca do chefe.

É uma geração que não cresceu ouvindo “não”. Dessa forma, em minha opinião, não é uma maratona ou um Ironman que o farão um bom profissional, mas, sim, como foi sua trajetória até essa linha de chegada.

Share
Publicado por
João Gabriel dos Santos

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago