Caregorias Uncategorized

Aquecimento: a importância de realizá-lo de forma correta

Não é de hoje que o aquecimento – assim como o alongamento final – é conhecido dos praticantes de exercícios físicos. Mas pouco se sabe sobre ele. Será que existe alguma técnica específica? Como saber se o corpo já está adequadamente aquecido? Ele é mesmo necessário? Essas são perguntas para respostas simples, mas ao mesmo tempo curiosas, que necessitam de um pouco de conhecimento sobre o funcionamento do nosso corpo.

O triathlon coach, Samuca, explica que o exercício é importante para não sobrecarregar a musculatura logo no início do treino. “O aquecimento é uma forma de realinhar as fibras musculares e liberar um pouco de líquido sinovial (líquido transparente e viscoso das cavidades articulares e bainhas dos tendões) nas articulações com movimentos dinâmicos. Já o alongamento final serve para relaxar a musculatura”, diz o profissional. Confira mais no vídeo exclusivo acima.

Atenção aos sinais do corpo

De acordo com uma análise divulgada pela Medscape e publicada no site Bodybuilding, o aquecimento inicia uma série de mudanças internas no corpo e a mais importante delas é a liberação de energia celular (ATP). Quando o corpo aquece 1 grau a mais, seja andando na esteira ou pulando corda, aumenta a capacidade de quebra das moléculas de ATP e mais energia é liberada e disponibilizada. Isso significa mais energia para o treino e maior contração muscular – isso mesmo, os músculos ficam mais propensos a crescer. Além disso, tendões e músculos ficam mais flexíveis e com menos riscos de sofrer lesões.

Para saber se seu aquecimento já está suficiente para seu corpo receber estes benefícios, a orientação é reparar se você está começando a suar levemente e se a sua respiração já está mais acelerada. Essas são as melhores maneiras de avaliar, já que o tempo para isso acontecer varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns vão precisar de um aquecimento de apenas 5 minutos, outros podem levar até meia hora para se sentirem assim.

Share
Publicado por
BeBang

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago