Açúcar vicia tanto quanto cocaína, aponta estudo. Livre-se dele

O açúcar pode ser encontrado em muitos alimentos escondido por trás de nomes não tão comuns, como dextrose, glucose de milho, maltose, maltodextrina, lactose, xarope de malte e tantos outros. Mas não se engane: apesar de outras denominações, todos se referem à substância derivada da cana-de-açúcar. E, segundo o British Journal of Sports Medicine, as propriedades da sacarose são tão viciantes quanto às presentes na cocaína.

Outro estudo conduzido pelo The University College London apontou que além do vício, que torna difícil o controle de seu consumo, o açúcar, especialmente o mais refinado e processado, o branco, presente na grande maioria dos alimentos, é responsável pelo aumento da ansiedade e da depressão em adultos. Munido dessas informações e de uma boa dose de força de vontade, veja dicas da Men’s Health para substituir e reduzir ao máximo o seu consumo.

Diminua – ou elimine – o consumo do açúcar do plano alimentar
Troque açúcar por gordura

Tomar uma bebida doce para ganhar energia é uma perda de tempo e de saúde. “Gordura, especificamente um tipo chamado ‘cetonas’, é um combustível muito mais eficiente para alimentar as células cerebrais do que o açúcar”, garantiu o Dr. David Perlmutter. Uma boa dica é misturar uma colher de chá de óleo MCT em uma xícara de café para melhorar suas funções cognitivas.

Carboidratos não, gorduras sim

“Quando ingeridos, rapidamente os carboidratos são convertidos em açúcares no nosso organismo e estimulam a secreção de insulina, que sinaliza ao corpo deve armazenar gordura”, explicou o Dr. Perlmutter. Seguindo o caminho contrário, a Universidade Hebraica de Jerusalém descobriu que uma dieta rica em gordura com horários de refeição programados melhorou o metabolismo, favorecendo a perda de peso. Desta forma, os ovos no café da manhã estão liberados, mas a pizza no final da noite, não.

Açúcares e carnes aumentam riscos de câncer

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde, tanto o açúcar quanto a carne vermelha são os responsáveis diretos pelo aumento das estatísticas de câncer no mundo. Para o Dr. David Perlmutter um bom conselho a ser seguido é reduzir – ou eliminar – drasticamente o consumo de açúcar e se alimentar apenas com carnes comprovadamente orgânicas, de bovinos alimentados com pastagens, “livres de antibióticos, hormônios de crescimento e alimentos transgênicos”.

Gordura saturada pode

Durante anos esse tipo de gordura foi demonizado, mas atualmente sabe-se que é o açúcar o grande responsável pelo aumento dos triglicerídeos sanguíneos e a diminuição do bom colesterol (HDL). Por este motivo, o consumo de amendoins – de forma moderada, naturalmente – é perfeitamente aceitável.

Não corte calorias, corte açúcares

Se a ideia é perder peso, esqueça o corte exagerado de calorias. De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, trocar açúcares por gorduras o deixará mais tempo saciado, além de melhorar sua função cognitiva e absorção de vitamina D, ingerindo peixes gordurosos e ovos, por exemplo.

Substitua o seu pré-treino

Se você está acostumado a consumir alguma bebida com açúcar antes ou durante o treino para ganhar energia, o Dr. David Perlmutter sugere que você a substitua por metade de um abacate (ou avocado). “Quando o corpo se adapta à queima de gordura como fonte primária de combustível, não há necessidade de carga de carboidratos”, explicou.

Água saborizada no lugar do refrigerante

Para dar um sabor especial à sua água, use um punhado de menta ou uma fatia de limão e deixe de uma vez o refrigerante e até mesmo o suco de lado. Mesmo o suco natural contém muito açúcar da fruta, a frutose, e nada de fibras, então não deve ser consumido em excesso.

Treino intervalado para diminuir o estrago

Não resistiu e devorou um pedaço de bolo? Apesar de não existir uma maneira de compensar esse dano, um treino intervalado pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Posts Recentes

Treinos de corrida para diferentes objetivos

Foram meses parado. Agora que os parques foram liberados, parece que você nunca vai alcançar…

3 anos ago