Whey protein x Caseína: qual o melhor suplemento de proteína?

Antes, durante e depois da academia, quem treina pesado sente a necessidade de suplementar. Mas
Whey protein x Caseína: qual o melhor suplemento de proteína?
Crédito: Net'N'Work
Em 07/09/2017 às 08:00

Tanto o Whey Protein quanto a Caseína são suplementos de proteína de alta qualidade, provenientes do soro lácteo. Com tantas semelhanças é natural que exista uma dúvida sobre qual consumir. Mas apesar de ambos servirem para o reparo e crescimento muscular, a igualdade para por aí. O nutricionista esportivo Paul Salter ressaltou suas peculiaridades e apontou os melhores momentos para o consumo de cada suplemento ao site Bodybuilding.

Antes de continuar, no entanto, é bom saber que a alimentação de quem pratica exercícios físicos deve ser privilegiada em proteínas exatamente por causa da formação e recuperação muscular. Carnes e/ou ovos devem fazer parte de uma dieta equilibrada para que o suor da academia se transforme em massa magra. Mas nem sempre é possível ingerir tudo o que o corpo necessita. Aí a necessidade de usar um suplemento. Agora para decidir qual e quando usar, leve em consideração as especificidades de cada substância e o que de fato o seu corpo precisa.

As diferenças entre os suplementos de proteína

Crédito: Artem Furman

O Whey Protein é conhecido por sua velocidade de digestão, enquanto a Caseína pode levar até 7 horas para terminar esse processo que, para ela, é gradual.  O Whey é considerado mais anabolizante, ou seja, mais eficaz na construção muscular por promover de forma quase instantânea, após ser ingerido, picos nos níveis de aminoácido no sangue. Já a Caseína é considerada anticatabólica. Isso significa que ela é indicada para prevenir a perda muscular uma vez que produz um fluxo lento e constante de aminoácidos ao longo do tempo, o que consegue manter a avaria nos músculos bem longe.

 Como usar cada suplemento
  • Crédito: Deymos

De digestão rápida, o Whey pode ser misturado com água, leite, aveia, iogurte e entre outras combinações. É uma boa opção para antes, durante um treino mais longo, ou após os exercícios, como uma fonte de combustível instantânea para os músculos.  A Caseína, por sua vez, pode ser um excelente lanche antes de dormir ou mesmo antes de um longo dia de reuniões quando você já sabe previamente que não terá tempo para se alimentar. Por ser de digestão lenta, promove a saciedade enquanto mantém sua massa muscular.

Uma boa ideia também é misturar Whey Protein e Caseína em partes iguais para ingerir após um treino. Enquanto a primeira entrega energia imediata, a segunda ajuda na recuperação muscular de forma gradual.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthBoa FormaCaseínaDestaque-3ExercíciosExercícios físicosMúsculosProteínasSuplementaçãoSuplementosTreinoWhey protein