Nesse esporte, o talento natural tem limites. Mas não há limite para o trabalho duro. Se você está buscando o “vale a pena tentar”, saiba que a visão ideal é “superação de si mesmo”. Acredito que dedicação e trabalho duro podem superar a falta de talento natural. Entretanto para se superar na corrida deve ter disciplina.
Se tratando de superação, você precisa aprender a habilidade da perseverança, que é trabalhar incansavelmente e sofrer de forma silenciosa. Vai doer, não adianta se enganar. Se você já treinou para uma maratona, por exemplo, sabe bem do que estou falando. E não é dor física somente. Enfrentar seus medos e objeções, superar seus limites mentais é ainda pior.
Se você quer continuar avançando de nível na corrida, vai precisar cultivar essas duas habilidades: disciplina e perseverança. Aprender a lidar com as dores e fazer ainda mais, isso não é para os corredores que querem resultados rápidos. Não é como fazer macarrão instântaneo.
Se você faz o mínimo para se preparar, a longo prazo o mínimo você terá. Ganhar condicionamento na corrida é gradual. É preciso tempo. Se você faz o máximo que pode, os bons resultados aparecem.
Texto collab com @agoracorre