Por HAL HIGDON | Revista Runners

Você está em “destreinamento”na quarentena?

Nem todo mundo corre no mesmo nível ano após ano.
Você está em “destreinamento”na quarentena?
Em 03/06/2020 às 17:23

Nem todo mundo corre no mesmo nível ano após ano. Passamos de picos a vales, preparando-nos para uma corrida na estrada e diminuindo quando outros interesses ganham prioridade. Às vezes, nos machucamos. Às vezes, ficamos entediados. Às vezes, paramos de correr (ou corremos menos), talvez pelos ventos de inverno ou os dias abafados de verão. Quando voltamos aos 5K ou à maratona, às vezes encontramos problemas.

Os cientistas agora podem descrever os efeitos do destreinamento ou a rapidez com que saímos de forma. Na Universidade do Texas em Austin, Edward Coyle, Ph.D., convenceu um grupo de corredores altamente treinados (que corriam 130 km por semana) e outro de ciclistas (que faziam 400 km por semana) a deixarem o treinamento. Suas pontuações, medidas por captação de oxigênio diminuíram rapidamente no início, depois menos. 

Ironicamente, os mais bem treinados perderam mais. Os menos treinados tinham menos a perder. Coyle determinou que os atletas perdiam metade de sua aptidão aeróbica dentro de 12 a 21 dias, depois metade do seu nível de aptidão restante nos próximos 12 a 21 dias, e assim por diante. Após três meses, todos estavam destreinados.

Os cientistas acham mais difícil medir a reciclagem, ou quanto tempo leva para voltar à forma. “Existem poucos dados”, disse um dos cientistas. No entanto, eles fazem algumas suposições. Coyle sugere que, para cada semana perdida, são necessárias duas semanas para recuperar o nível original de condicionamento físico.

Nos estudos de destreinamento de Coyle, ele identificou uma razão para o declínio imediato da aptidão física – perda de volume de sangue. Nos primeiros 12 a 21 dias de treinamento, você perde até 500 ml de sangue. “Anteriormente, os pesquisadores pensavam que o destreinamento se devia à deterioração do coração. Na verdade, o coração tinha menos sangue para bombear para os músculos”, diz Coyle.

Quando você treina novamente, recupera o volume perdido de sangue. Você não apenas pode transportar oxigênio para os músculos de forma mais eficiente novamente, mas também possui mais líquido disponível para suar, o que ajuda a resfriar seu corpo. Coyle diz que os corredores podem recuperar o volume de sangue em uma semana, embora a reprodução dos glóbulos vermelhos demore mais.

Mas nem todos os sistemas do corpo são destreinados ou treinados igualmente. Seu sistema esquelético, por exemplo, pode não aceitar o esforço de treinamento em seu nível anterior, principalmente com a idade. Lembre-se, um corredor que perde seis anos de treinamento também deve lidar com seis anos de envelhecimento normal.

Na hora de voltar ao treino lembre-se: não volte de onde você parou. Terá que regredir algumas fases para reconquistar seu treinamento anterior, sem pressa.

Por HAL HIGDON
Revista Runners