Veja dicas para garantir uma ceia vegana no Réveillon
Réveillon chegando, é a vez de peru, presunto, pernil serem os protagonistas nas mesas dos brasileiros. Mas não na dos veganos e vegetarianos. Para quem não consome proteína animal, essas iguarias passam muito longe. E o que comer nas festas de fim de ano? Ouvimos a cozinheira Rafaela Ramallo que deu receitas deliciosas para substituir as carnes.
Antes de servir os pratos principais de uma ceia vegana, a cozinheira ensina uma entrada supersaudável. “Existem torradas sem glúten, mas, se preferir, elas podem ser substituídas por rodelas de pepino que levam por cima uma camponata de abobrinha feita no forno. É só picar o legume, colocar cebola, pimentão e bastante azeite. Leva para assar no forno e assim que estiverem prontas, sirva sobre as fatias de pepino. É uma opção super vegana”, garante a cozinheira.
Rafaela, que é especializada em private dinner e também em elaborar menus para quem segue um cardápio elaborado por nutricionista, explicou que atualmente é fácil para o vegano encontrar ingredientes para a suas receitas. “Por exemplo, todos os pratos que levam leite de vaca podem ser substituídos por leite vegetal. Uma salada feita com grãos e frutas, com um molho especial, substitui a proteína da carne e deixa o paladar especial”, explica.
Tofu defumado no lugar do frango
No lugar do tradicional salpicão de frango servido nessa época, a dica da cozinheira é usar o tofu ao invés da ave. “E no lugar da maionese, pode-se usar creme de castanhas, que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais. Depois, podem ser temperados com limão.”
Outra sugestão de Rafaela é preparar risotos feitos com queijos veganos, outra oferta farta no mercado atual. “O risoto pode ser cozido no caldo de legumes e misturado ao palmito pupunha ou ao shitake”.
Para acompanhar essas delícias, ela sugere a criação de saladas bem criativas e variadas. Quanto mais opções de verduras, mais gostoso e bonito fica o prato. Rafaela sugere misturar as folhas, frutas como o abacate, grãos como a lentilha e a quinua (que substituem a proteína da carne) e tomates. Para dar o toque final às saladas, um complemento especial e exótico: “Misture ao tradicional molho vinagrete feito de cebola e tomate, pedacinhos de tâmaras”, ensina.
O assado de legumes, que Rafa já ensinou ao Be Bang (vídeo acima) também é uma ótima opção de acompanhamento.
Para as massas
Para quem prefere uma massa, a cozinheira também tem sugestão. As inúmeras massas de glúten à venda podem ganhar molhos especiais: “Por cima delas pode ser servido um molho de cogumelos de shitake e sálvia feito no azeite temperado com pimenta do reino. Sugiro também um espaguete de palmito pupunha feito com azeite e ervas finas. Ele fica praticamente igual a um espaguete convencional e para ficar bem natalino pode acrescentar passas e pedacinhos de nozes. Fica bem gostoso! Além de ser vegano, é sem leite e é saudável”, avisa.
E o que servir de sobremesa para a ceia vegana? Rafaela avisa que essa é a parte mais fácil, uma vez que o leite animal pode ser substituído pelo leite vegetal. “Uma sugestão é o manjar de coco. Ele é vegano, pois é feito com leite de coco. Também pode usar o leite de amêndoas com calda de ameixa”.