Tomar dois cafés da manhã pode turbinar o emagrecimento. Saiba como

Pesquisadores concluíram que fazer uma pequena alteração na alimentação pode ajudar a turbinar a queima calórica e acelerar a perda de peso
Tomar dois cafés da manhã pode turbinar o emagrecimento. Saiba como
Em 11/10/2017 às 08:00

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. E pesquisas recentes garantem que essa relevância pode ser ainda maior. Após observar os hábitos alimentares dos estudantes de 12 escolas secundárias por mais de dois anos, pesquisadores das universidades de Yale e Connecticut, nos Estados Unidos, concluíram que tomar dois cafés da manhã pode ser muito eficiente para quem precisa perder peso. Por acordarem bem cedo, muitos desses jovens que duplicavam o desjejum conseguiram manter mais facilmente um peso saudável.

O estudo, divulgado pelo blog Myfitnesspal, explica que começar o dia sem um café da manhã adequado pode levar a excessos alimentares à noite, o que contribui e muito para o ganho de peso. O mesmo estudo concluiu que aqueles que optavam por um desjejum mais completo, mas apenas uma vez ao dia, tinham mais propensão ao aumento de peso se comparados aos que comiam duas vezes, mas em menor quantidade.

Acordar mais cedo faz a diferença

Pesquisadores da Obesity Society endossam a pesquisa ao apontar que pessoas que acordam mais cedo, antes mesmo do sol nascer, tem uma tendência a se alimentar melhor e, com isso, manter o peso adequado ou emagrecer, se preciso. Além disso, essas pessoas também tendem a se exercitar mais e queimar mais calorias do que as que dormem até mais tarde.

A conclusão da pesquisa é que, ao acordarem bem cedo, essas pessoas tomam um café da manhã rápido e vão se exercitar ou fazer alguma outra atividade. E horas antes do almoço, tendem a tomar um segundo café da manhã, o que ajuda a manter os níveis de energia elevados e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Refeições mais simples e nutritivas

Mas de nada adianta duplicar o café da manhã se estes forem compostos por alimentos açucarados e gordurosos. Segundo a nutricionista Sidney Fry, a primeira refeição deve ser bem simples: metade de uma torrada de grãos e uma manteiga de nozes, por exemplo, feita sem adição de gordura. Ou uns pedaços de queijo cottage, fonte de proteína. Um punhado de nuts também é uma ótima alternativa para quem não tem tempo a perder.

O segundo desjejum deve ser um pouco mais potente, para reabastecer a energia gasta no treino da manhã e manter o corpo saciado até o almoço. Mas atenção: ele não deve ultrapassar 300 calorias se a intenção é manter ou eliminar peso extra. O ideal é que esta pequena refeição tenha proteína magra, fibras e gorduras saudáveis. Em relação ao período de espaçamento entre as refeições, alimente-se ao acordar – no máximo 15 minutos após levantar da cama -, faça suas atividades e tome seu segundo café da manhã por volta de 9h. Desta forma o metabolismo fica sempre ativo e pronto para queimar mais calorias.

AlimentaçãoAlimentação SaudávelBeHealthcafé da manhãdestaqueEstilo de vidaHábitos saudáveisMetabolismonutriçãoReeducação alimentarRefeição