Segunda sem carne ou veg day
Entenda os benefícios que um dia de vegetariano por semana pode trazer à sua saúde e ao planeta e veja dicas fáceis para encarar esse desafio.
Você já pensou em tirar as proteínas animais do seu prato por um dia? Pois deveria. Apenas um dia vegetariano na semana pode ajudar a reduzir os níveis de gordura, o colesterol e os riscos de doenças relacionadas. Acha pouco? “Um dia sem comer carne evita as emissões de 330 quilos de gases de efeito estufa. É o mesmo gerado em uma viagem de carro de Curitiba até Salvador, cerca de 2,5 mil quilômetros”, explica Guilherme Carvalho, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). E a economia de água será de quase 4 mil litros. Uma entidade norte-americana constatou que se todos os americanos deixassem de consumir carnes em apenas uma refeição por semana, o impacto seria equivalente a retirar 500 mil carros das ruas permanentemente. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a SVB apontou que 14% da população – quase 30 milhões de pessoas – se declaram vegetarianas e outros 28% dizem que não querem abrir mão da sua dieta carnívora, mas gostariam de reduzir o consumo de carne. Se você faz parte desse segundo grupo pode se beneficiar dessas dicas:
Se engaje na segunda sem carne
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores. Existente em 35 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada no Brasil em 2009. Escolher apenas um dia da semana para seguir esse tipo de alimentação torna o ato menos sofrido e a meta mais facilmente alcançável.
Invista em grãos
Não adianta tirar as carnes do prato e enchê-lo de batata frita, a ideia de um veg day é abastecer seu organismo com vegetais variados. Os grãos e sementes como feijões, grão de bico, quinoa, linhaça, chia, semente de abóbora e gergelim são alimentos repletos de nutrientes e ótimas fontes de proteína vegetal.
5 cores
Na hora de montar um prato vegetariano, se esforce para que ele contenha pelo menos 5 cores. Isso vai garantir um maior aporte de nutrientes e evitar que a fome chegue antes da hora.
No prato e no copo
Já que estamos falando de apenas um dia, troque também o leite de vaca por leites vegetais, de castanha, de amêndoas, semente de girassol, inhame, castanha de caju.