Exagerou na bebida? Veja 10 sugestões para se livrar dos efeitos ressaca

Mantenha-se hidratado antes e durante a ingestão de álcool. Veja outras dicas para se livrar de vez da ressaca. Um brinde!
Exagerou na bebida? Veja 10 sugestões para se livrar dos efeitos ressaca
Crédito: Net'N'Work
Em 25/08/2017 às 08:00

Seja em uma viagem de férias, um casamento, aniversário ou mesmo para comemorar uma vitória profissional, exageros podem acontecer. Nestes momentos basta uma taça de vinho além da conta para a dor de cabeça estragar o seu dia seguinte. Mas alguns cuidados simples podem minimizar os efeitos da ressaca no corpo. Veja a seguir 10 dicas listadas pelo site Greatist para se livrar de uma vez deste desconforto.

  1. Capriche no café da manhã – o excesso de álcool deixa o nível de açúcar no sangue baixíssimo, provocando tontura, tremores e muito cansaço. Um copo de suco de maçã logo pela manhã e um alimento com alto índice glicêmico, como um pão ou uma tapioca resolvem esses problemas.
  2. Beba água – a ingestão de água não deve ser feita só no dia seguinte, para curar a ressaca. Evite a desidratação provocada pelo álcool intercalando um copo de água com sua bebida.
  3. Mantenha o estômago cheio – antes de beber, coma. O estômago vazio faz com que o álcool seja absorvido mais rápido e sua ressaca seja ainda maior.
  4. Escolha as bebidas certas – se a ideia é não ficar acabado no dia seguinte – mas ainda assim você quer comemorar –, então é preciso saber que algumas bebidas provocam mais ressaca que outras. As escuras, como vinho tinto e rum, por exemplo, contêm mais congêneres (substâncias produzidas durante a fermentação) e tendem a fazer estragos maiores. Por isso, opte (com moderação) por vodka ou vinho branco.
  5. Tome um polivitamínico – bebidas alcoólicas detonam alguns nutrientes do nosso corpo, como vitamina B12 e ácido fólico. Por este motivo invista em um polivitamínico para suprir essa carência.
  6. Esqueça as bolhas – bebidas alcoólicas gaseificadas ou misturadas com outras que contenham gás provocam ainda mais ressaca, já que as bolhas aumentam o poder do corpo de absorver o álcool.
  7. Pratique ioga – a respiração controlada e profunda proposta pela ioga aumenta o fluxo de oxigênio no sangue, o que reduz a ressaca. Se possível faça seu exercício ao ar livre.
  8. Consuma potássio – quando o corpo desidrata além da reposição de água é preciso aumentar os eletrólitos. Faça isso através de alimentos ricos em potássio, como banana e espinafre.
  9. Coma ovos – a taurina, substância encontrada nos ovos, ajudar a minimizar o dano causado pelo excesso de álcool ao fígado.
  10. Beba chá de gengibre – muitas vezes a ressaca também provoca náuseas e sensação de desconforto no estômago. Uma caneca de chá de gengibre quente pode anular esses sintomas.
AlimentaçãoBebidaBeHealthCorpodestaqueHidrataçãoIogaRessacaSaúde