Você sabe como funciona seu relógio biológico?

Saiba que ele tem nome e sobrenome - ciclo circadiano – e pode afetar seu sono, fome e até aumentar a predisposição a doenças quando desregulado
Você sabe como funciona seu relógio biológico?
Em 29/08/2018 às 07:00

Você tem mais energia para atividades físicas no período da manhã da tarde ou da noite? E fome, em qual horário seu estômago implora por comida? Durante muito tempo se acreditou que essas diferenças entre os indivíduos tinham a ver muito mais com hábitos que com qualquer outra variável.

Agora, os cientistas sabem que essas e outras “preferências” são orientadas pelos genes, mais precisamente pelos genes envolvidos no ritmo circadiano. Nunca ouviu falar? Ritmos circadianos são os ciclos vitais de 24 horas inatos a todos nós, que dizem ao nosso corpo quando acordar, quando comer e quando adormecer.

Ele está diretamente relacionado com a iluminação do ambiente: ao escurecer, um grupo de neurônios envia um sinal para a glândula pineal secretar melatonina, reduzir a temperatura corporal e a pressão sanguínea. Quem controla tudo são os relógios biológicos.

O principal funciona como um mestre de obras e está localizado no hipotálamo, governando os ciclos de sono-vigília. Mas além desse, todo órgão tem um relógio interno que governa seu ciclo diário de atividade. Por exemplo: durante o dia, o pâncreas aumenta a produção do hormônio insulina, que controla os níveis de açúcar no sangue, e depois reduz a velocidade à noite e o intestino tem um relógio que regula o fluxo e refluxo diários de enzimas, a absorção de nutrientes e a remoção de resíduos.

Alterações no ritmo circadiano podem provocar graves distúrbios do sono, além de aumentar a predisposição para doenças crônicas e até câncer. Está em dúvida sobre como regular esse relógio?

As dicas são simples: prática constante de atividade física, não usar aparelhos eletrônicos tarde da noite, dormir e acordar todos os dias no mesmo horário. Se nada disso funcionar, você pode tentar as cápsulas de melatonina, que ajudam a colocar o sono em dia.