Quer uma memória melhor? Durma
Cientificamente é possível afirmar que o sono é essencial para um bom desempenho intelectual, visto que, o armazenamento de novos conhecimentos relativos a atividades intelectuais é consolidado enquanto estamos dormindo.
De acordo com um estudo realizado em Harvard durante seis meses consecutivos, foi constatado que os voluntários tinham em média 44% mais lembrança do que tinha sido aprendido no dia anterior de uma noite bem dormida (8 horas) em relação às noites mal dormidas.
Estudos relevam que este período de inatividade é fundamental para o armazenamento das informações mais relevantes e faz com que sejam fixadas na memória intelectual.
O nosso sono passa por ciclos e cada um deles está relacionado a um tipo de benefício para a sua memória. Entenda cada fase do seu sono e o que é armazenado em cada uma delas:
Fases 1 e 2: memória motora – neste momento o sono é mais leve e o cérebro guarda informações relacionadas a atividades como por exemplo a prática de um esporte.
Fases 3 e 4: memória espacial – é responsável pelo senso de direção.
Fases REM: memória intelectual – nesta fase que os sonhos acontecem e é neste momento em que o seu cérebro armazena as informações intelectuais, como por exemplo, algo que foi ensinado em uma aula.
Crédito: Priscila Lacerda