Quer ter saúde e perder peso? Então fique atento à hora que você come
Low carb ou low fat? Mediterrânea ou Paleo? Há décadas os nutricionistas debatem qual a melhor dieta para uma saúde ideal. Agora, eles descobriram que não é apenas o que e quanto comemos que importa para uma boa saúde, mas quando comemos. Cada vez mais pesquisas apontam que nossos corpos funcionam melhor quando alinhamos a
alimentação com nossos ritmos circadianos. Nunca ouviu falar? Nós já falamos sobre isso aqui no BeBang. Resumindo, ritmos circadianos são os ciclos que dizem ao nosso corpo quando acordar, quando comer e quando adormecer. Estudos mostram que interromper esse ritmo, fazendo refeições tardias ou assaltos à geladeira no meio da madrugada pode causar ganho de peso e problemas metabólicos.
É isso que defende o professor especialista em pesquisa de ritmos circadianos Dr Satchin Panda, em seu novo livro “The Circadian Code”. Ele explica que as pessoas melhoram sua saúde metabólica quando comem em uma janela diária de 8 a 10 horas, fazendo a primeira refeição pela manhã e a última logo no início da noite. Mas as pessoas comem, em média, durante um período de 15 horas ou mais por dia. Esse padrão de alimentação, diz ele, entra em conflito com nossos ritmos biológicos, pois comer tarde da noite enviaria um sinal conflitante para os relógios do corpo. É o mesmo que acontece quando sofremos com jet lag, por exemplo. A conclusão dos estudos confirma um ditado antigo: para ter saúde, coma o café da manhã como um rei, o almoço como um príncipe e o jantar como um pobre.