Quando o saudável, em excesso, pode se tornar ruim

De acordo com estudo, estima-se que 1% da população mundial sofra de fixação em se alimentar de forma correta
Quando o saudável, em excesso, pode se tornar ruim
Em 13/08/2018 às 07:00

Hoje em dia o tema saúde está cada vez mais presente na vida de todos nós. Seja por influências digitais, da televisão, de pautas editoriais ou mesmo pelo ambiente familiar, cuidar do corpo entrou de vez para a lista dos tópicos mais abordados da modernidade.

O perigo ocorre quando somos influenciados a ponto de fazer com que nossa rotina vire uma obsessão e consequentemente interfira negativamente na própria saúde.

Para isto foi criado o termo de um novo distúrbio: a ortorexia. Ela traduz as atitudes cotidianas de pessoas que transformam a importância de manter uma alimentação saudável em obsessão.

Em casos mais complexos chega a ser necessário o encaminhamento a psicólogos e psiquiatras, já que o distúrbio está diretamente ligado a componentes biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares.

De acordo com um estudo feito pela University of Northern Colorado, dos Estados Unidos, estima-se que em torno de 1% da população mundial sofra dessa fixação em se alimentar de forma correta.

Selecionamos alguns dos possíveis sinais deste sintoma:

  1. Busca intensa por normas de alimentação saudável
  2. Transtornos como depressão e ansiedade
  3. Queda de cabelo e unhas quebradiças
  4. Checagem obsessiva pela composição dos alimentos antes das refeições

Crédito: Priscila Lacerda  @pura____