Exclusiva: Confira a preparação da modelo Babi Beluco para a Maratona de Berlim

A modelo conta com a orientação da personal trainer Angel Martins para participar do famoso percurso de longa distância
Exclusiva: Confira a preparação da modelo Babi Beluco para a Maratona de Berlim
Crédito: Arquivo Pessoal
Em 22/09/2017 às 08:00

Encarar uma maratona não é tarefa das mais fáceis. E Babi Beluco sabe bem disso! A top e publisher do Be Bang vem passando por uma preparação intensa para correr a 44ª edição Maratona de Berlim, que acontece no dia 24 de setembro de 2017. A prova é conhecida pelo seu percurso plano e rápido, o que possibilita a quebra de marcas pessoais e recordes mundiais. “Será uma realização pessoal. Tenho treinado bastante para me manter no ritmo. Fazer a prova em menos tempo para mim não é o mais importante agora. Testar os meus limites e conquistar um objetivo, sim’, diz sobre chegar até o final do percurso de 42km.

A motivação para correr, também, conta com um reforço ‘espiritual’. Após quebrar o pescoço em um acidente de carro na Argentina, em 2014, Babi Beluco prometeu que assim que se recuperasse iria melhorar a sua qualidade de vida e, para coroar a nova fase, participaria de um grande evento esportivo. Então, junto às inseparáveis amigas Renata Kuerten, Karen Nuernberg, Alexandra Benenti, Thays Couto, Priscila Lacerda e Ana Paula Scopel, criou o grupo ‘Araras Azuis’ e pretende terminar a prova em 3h50.

Determinação para alto rendimento

Para conciliar a agitada agenda de modelo – e constantes viagens – com a de atleta, ela precisou adequar sua rotina de treinos diários. No caso da top, que já corria e fazia exercícios constantes, a preparação para maratona girou em torno de 16 a 20 semanas. A personal trainer Angel Martins dividiu o treinamento em condicionamento aeróbio e anaeróbio (treinos de corrida) e condicionamento neuromuscular (treinos de musculação). “Foram treinos longuíssimos, super desgastantes com musculação pesada. Fiquei toda dolorida e dormindo mal por causa disso. Aumentei bastante a alimentação. Estou comendo alimentos que dão mais energia como a batata doce e, também estou tomando Whey Protein pra ganhar massa muscular. Aliás, já aumentei dois quilos desde que comecei o plano alimentar. Além disso, uso cápsulas de Be Pump (cafeína) e Be Lev (quitosana) que me dão mais vigor e saciedade”, conta a novata em maratonas.

Fazer a prova em menos tempo para mim não é o mais importante agora. Testar os meus limites e conquistar um objetivo, sim”

Para aliviar as tensões e não deixar se abater pela exaustão, ela ainda pratica meditação com a ajuda do life trainer Thiago Arruda. “Sempre me exercitei bastante, mas uma coisa é você fazer exercícios e outra é ter que dar o seu máximo o tempo inteiro. O Thi me ensina a lidar com a dor. Faço as posições propostas por ele, mentalizo e tomo consciência corporal. Isso me ajuda muito!”, explica a modelo.

Confira nos vídeos abaixo os treinos de Babi Beluco acompanhado com dicas da personal Angel Martins:

 

Massa muscular

Acompanhada de perto pela personal trainer Angel Martins, Babi Beluco faz de 5 a 7 sessões de treinos de corrida por semana, além de 2 sessões semanais de musculação.  “Treinos de corrida envolvem o condicionamento cardio pulmonar específico para maratona e treinos de técnica da modalidade. Já os treinos de musculação são treinos de sobrecarga neuromuscular do gesto motor da corrida, com foco no fortalecimento de cintura escapular, core (músculos estabilizadores do tronco) e membros inferiores”, detalha Angel.

Fortalecimento

Segundo a personal, desde que começou a treinar objetivando a maratona de Berlin, Babi vem fazendo treinos, tanto de corrida quanto de musculação, com volumes e intensidades gradativos. “Eles foram aumentando ao longo das semanas”, diz Angel.

Força e equilíbrio

A personal explica que ao contrário do que se possa imaginar, nos quinze dias que antecedem a maratona os treinos são mais leves. “O volume aumenta até 15 dias antes da prova, nesses últimos 15 dias ela corre, já que se ficar parada perde o condicionamento que adquiriu, mas com um volume menor”, orienta.

Pernas fortes

Angel Martins descreveu o que seria um treino mais leve da modelo, que já está pronta para a competição: “Nesta fase que antecede a maratona a Babi corre por uma hora, mas o tempo é dividido em 10 minutos de aquecimento (10 a 10,5 km/h), 40 minutos de corrida mais intensa (12 a 13 km/h) e 10 minutos de desaceleração (11 a 10 km/h).

Sem lesões

Antes ou depois dos treinos, a personal trainer não aconselha o alongamento. E justifica: “Não indicamos alongar logo após a corrida e a musculação, pois as estruturas musculares estão muito contrárias e estressadas e isso pode gerar uma lesão”.

Aumento da potência

Angel explica que o alongamento tem, sim, uma função importante para o corpo, só deve ser observado o melhor momento para sua realização. “Os alongamento são indicados, mas separados dos treinos de corrida e musculação. No caso da Babi Beluco, que treina corrida pela manhã e musculação no horário do almoço, o ideal é se alongar à noite, para dar o descanso que a musculatura precisa”, ensina.

Explosão para largada

Os treinos de técnica de corrida são fundamentais para quem quer ter um bom desempenho, especialmente em corridas mais longas. Eles ajudam a dar ainda mais potência com foco na realização dos movimentos do corpo da forma mais correta possível.

Alta performance na pista

Vários exercícios têm foco na elevação dos joelhos para, entre outros objetivos, fortalecer glúteos e coxas, bastante exigidos durante uma maratona. O treino também favorece uma melhor impulsão vertical mais ampla, que permite que o corpo fique mais tempo no ar durante a corrida.

Foco e constância

Um dos exercícios mais desafiadores, o agachamento unilateral, tem uma importância fundamental no treino: além de fortalecer a parte superior do corpo, fortalece individualmente cada perna que, naturalmente, tem um nível de força diferente. E durante uma corrida, cada vez que o corpo toca no solo o faz com uma única perna. Daí a importância de trabalhar muito bem os dois membros.

No eixo

O fortalecimento do core é necessário para preservar as articulações durante exercícios de alta intensidade. E, em corridas de rua, isso é fundamental!  A região do core compreende os músculos abdominais, da lombar, pelve e quadril. Ele é considerado o centro de gravidade do corpo. A força muscular aliada a um corpo bem alinhado melhora – e muito – a mobilidade. “Angel exigiu o máximo do meu corpo e estou respondendo bem. No meio do processo, machuquei o joelho e tive que intercalar musculação com fisioterapia. Mas estou pronta! Agora é só dar o meu melhor e aproveitar o momento”, decreta Babi.

Alta performanceBeStrongBoa FormaCorpoCorridadestaqueentrevistaHábitos saudáveisMaratonaMaratona de BerlimSaúdeSuperaçãoTreino