É possível um vegano ganhar massa muscular? Entenda
As proteínas são moléculas de aminoácido importantíssimas para o bom funcionamento do nosso corpo, especialmente no que se refere a nossa musculatura. Assim, sempre que vemos alguém querendo ganhar massa muscular, o primeiro conselho é: coma 1,5 g de proteína por quilo de peso. E geralmente se associa à proteína animal. Mas pode vegetariano ou vegano conquistar a hipermetrofia? Sim.
Recentemente, uma pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition descobriu que uma não precisa ser consumidora de carne para ganhar músculos. Os pesquisadores estudaram indivíduos com uma grande variedade de planos alimentares e descobriram que 82% dos participantes estavam obtendo seu RDA (Subsídios dietéticos recomendados) de proteína, independentemente de comer ou não carne. As pessoas que consumiam mais proteínas de plantas também tiveram um risco reduzido de morte em comparação com os carnívoros.
Alimentação rica em proteínas
O Men’s Health fez uma pesquisa sobre o assunto e indica boas proteínas em alimentos específicos para a sua necessidade.
Leia também:
– Veja dicas para garantir ceia vegana
– Mude seu café da manhã, perca peso e ganhe energia
Segundo a publicação, a alimentação para quem é vegano e pretende aumentar os músculos, sem a ajuda das carnes, deve ser rica em cogumelos, nuts, como nozes e castanhas variadas e os chamados pulses, denominação para sementes comestíveis de plantas da família das leguminosas. Bons exemplos de pulses são ervilhas secas, feijões, lentilhas e grão de bico. Para os vegetarianos, ovos e leite também podem ser incluídos na dieta. Além da soja em ambos os casos.
Fisiculturista vegano
É possível até ser um fisiculturista sem ter nunca ter comido produtos de origem animal. Exemplo disso é o bodybuilder vegano Leon Gabbidon, que exibe um corpo musculoso de 88 quilos e apenas 7% de gordura. Segundo orientações do próprio Gabbidon em entrevista à revista Men’s Health é necessária uma dieta mais variada e minuciosamente estudada, já que no lugar do peito de frango – que tem todas as proteínas que o corpo precisa para reconstruir seus músculos – ele consome leguminosas e grãos.
“Eu argumento que, se você for apto e forte, e se dedica a uma vida mais saudável, então ficará assim”, diz Leon, que nos dias de treino complementa a alimentação com shake a base de tofu e carboidratos.
No entanto, algumas vitaminas, como é o caso da B12, encontrada especialmente em alimentos de origem animal, precisa entrar na dieta em forma de suplemento. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de mudança em sua alimentação, consulte um médico ou nutricionista.