A dança faz ganhar músculos? Sim, isso é possível
Uma pesquisa recente realizada na Alemanha constatou que pessoas que escolheram a dança para manter a forma tiveram 15% a mais de aumento muscular do que quem praticava outras atividades como corrida, natação e ciclismo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram as pessoas em dois grupos. Um deles se exercitou com corrida, natação e ciclismo e o outro só dançou, variando apenas o tipo da dança. A conclusão foi que a atividade demonstrou ser eficiente na produção de hipertrofia, mais do que as outras três atividades aeróbicas citadas.
O médico inglês Marco Narici, professor em Fisiologia Clínica na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, responsável pela condução da pesquisa, explicou como chegou a essa conclusão sobre os efeitos de bailar. “O cérebro de quem dança tem que integrar várias informações diferentes, para aumentar ou diminuir o ritmo, para se relacionar com o parceiro da dança. Então é uma atividade mais complexa do que simplesmente correr ou pedalar. Dançando você aciona diversos sistemas do corpo e acaba estimulando mais ou músculos”, explicou Narici.
O médico, no entanto, fez uma observação importante: “Minha sugestão é que cada um faça uma atividade física que dê prazer. Assim você vai conseguir manter a regularidade do exercício, o que é muito importante. E vai se sentir mais feliz”.
Dança exige trabalho motor e cognitivo
A Educadora Física Caroline Lins ressalta ao Be Bang os benefícios da dança para quem a pratica. “Assim como outras atividades, ela traz inúmeros benefícios para quem a pratica, independe da sua idade ou nível de condicionamento físico. Dançar exige um trabalho motor e cognitivo, uma vez que você necessita de ambos para coordenar o movimento final. Toda atividade proporciona benefícios e com essa modalidade não é diferente: liberação de endorfina, melhora da coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, sociabilidade e muitas outras qualidades.”
Leia também:
– Fortalecer a região pélvica é tão importante quanto malhar o corpo
– Spinning ajuda a conquistar hipertrofia muscular
O Educador Físico Jean Saboia endossa e assegura que todos os estilos de dança trazem benefícios ao corpo. “Aumenta a flexibilidade, aprimora a coordenação motora, melhora o sistema cardiorrespiratório, aumenta a circulação sanguínea e equilibra a pressão arterial”, garante o profissional. “Dançar também ativa o sistema linfático, otimizando o condicionamento aeróbico e melhorando a memória. A atividade reduz o estresse, ajuda na perda de peso e, o principal, libera endorfina (a endorfina é produzida na hipófise e liberada para o sangue juntamente com outros hormônios como o hormônio do crescimento, GH, e ohormônio adrenocorticotrófico, ACTH, que estimula a produção de adrenalina e cortisol”, afirma ao site.
Tipos de dança que te faz ganhar músculos e perder calorias
Uma aula de 45 minutos promete queimar até 1000 calorias. As coreografias da zumba são dinâmicas e exigem movimentos velozes e lentos ao mesmo tempo. A dança enfatiza os quadris e a barriga, fortalecendo o core.
Além da dança, existe uma combinação de suplementos incrível que auxilia no emagrecimento e na perda rápida de gordura. Quer saber qual é? Clique aqui!
Une movimentos do balé clássico com exercícios de condicionamento físico e ganho de massa muscular. A diferença do balé fitness para o balé clássico tradicional é que o primeiro usa técnicas do treino funcional como tempo de isometria (que mantém o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo), promovendo o fortalecimento muscular.
Com movimentos dinâmicos, melhora a freqüência cardíaca e respiratória, dá agilidade e promete queimar até 450 calorias por aula. A dança também tonifica os músculos e aumenta a flexibilidade.
Além de aliviar o estresse, promovendo uma dança em grupo, eleva a autoestima e facilita o ganho de massa magra. Ela também tonifica braços e pernas.