O que tomar de pré-treino? Café basta!
Os benefícios vão além do já conhecido poder despertador. Para turbinar seu efeito, saiba como e quando tomar.
O brasileiro não sai de casa antes de uma xícara de café. Para ser preciso, somos o segundo maior consumidor mundial de café, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil consumiu 1,7 milhão de toneladas do produto no ano passado. Se você já consome o cafezinho por prazer, que tal aproveitar também seus benefícios pré-treino? Confira alguns motivos para fazer isso amanhã antes da academia.
1 – Antes mesmo de acordar
A cena do café ficando pronto e o dia começando não está nos comerciais à toa. Estudos feitos na Universidade de Seul apontaram que o aroma do café é suficiente para despertar uma pessoa. Portanto, se você é o tipo de pessoa que não consegue nem dizer o próprio nome antes de tomar uma xícara de café, peça para alguém deixá-lo pronto antes mesmo de você sair da cama.
2 – Gaste menos na loja de suplementos
Você já pensou em trocar seu pré-treino por uma boa xícara de café? Treinadores e atletas costumam adorar os suplementos industrializados, mas a verdade é que eles são feitos, basicamente de cafeína. Se você o combinar com uma alimentação balanceada, não deve precisar dos outros produtos químicos que vêm nos potes de suplementos. O café já provou ser eficaz em aumentar o desempenho atlético durante exercícios intensos que duram de 5 a 20 minutos.
3 – Quando você toma importa
Estudos mostram que a concentração máxima de cafeína atinge seu corpo cerca de 45 minutos após o consumo. Portanto, se você quer usá-lo como pré-treino, acerte os ponteiros para chegar ao auge do seu exercício por volta de 45 minutos depois de tomar café. E não se preocupe com a dose pois esse tempo é o mesmo se você tomar um balde ou uma xícara.
4 – Saiba a hora de parar
É verdade que você pode sentir seu corpo reagindo ao café poucos segundos após o primeiro gole, mas você sabia que só cerca de cinco ou seis horas depois de terminar sua xícara o corpo terá queimado metade da dose de cafeína que você ingeriu? Portanto, tão importante como saber a hora de começar é saber a hora de parar.
5 – Prefira coado
Se você prefere o café expresso por pensar que ele tem mais cafeína (já que o sabor é mais intenso), é hora de aposentar a máquina e recuperar sua cafeteira de pano. A cafeína é solúvel em água e o café passado no coador tem contato com a água por mais tempo que o expresso, logo, tem mais cafeína.