@agoracorre

O poder do chamado “Flow” na corrida

Você sabe o que é “Flow”?
O poder do chamado “Flow” na corrida
Atleta: @tatibergamosantin
Em 09/12/2019 às 14:38

Você sabe o que é “Flow”?

Qual o foco do seu nível de satisfação? Hoje vamos falar de fluxo, ou “Flow”, como é chamada essa técnica. Você já teve a oportunidade de conhecer e /ou praticá-la? Pois bem, vamos lá.

“Flow” nada mais é do que um estado mental que ocorre quando uma pessoa está imersa no que está fazendo. Os praticantes submergem num estado de satisfação e motivação intrínseca que não depende de ninguém e de nenhum fator externo. Ele ocorre quando ao desenvolver suas atividades, ainda que sejam obrigações, o envolvimento seja tanto que se desliguem de todo o resto, em um nível de consciência entre razão e emoção.

Ayrton Senna foi um praticante dessa técnica e a descreveu depois do Grande Prêmio de Mônaco em 1988 como um estado naturalmente claro, como se progressivamente estivesse fora do seu corpo. Como se transcendesse ao seu nível de consciência, em busca do seu melhor desempenho.

Você pode aplicar a técnica em todos os campos da sua vida, mas no nosso caso, que tal desenvolver para aplicá-la na corrida?

Parece surreal, mas não é. Perceba: seu corpo está preparado para a atividade que você vai executar, sua mente está preparada, mas seu objetivo tem que ser algo maior do que simplesmente vencer. É preciso desejar de corpo e alma, estabelecer objetivos que possam ir além de benefícios próprios. Perseguir algo maior, que possa fazer seu legado ser maior, que venha beneficiar mais alguém, além de você.

Lembre-se que sucesso é qualquer coisa que tenha um significado maior para você. Busque o que dá significado e valor à sua vida, o que faz suar suas mãos, gelar sua alma e pulsar forte o seu coração. Para alcançar esse êxtase você precisa usar a sua imaginação, se concentrando para conseguir sentir as sensações e se deslocando para uma realidade diferente daquela que você está vivendo.

Claro que, para isso, o nível de concentração tem que ser tão grande que você esquece de si mesmo. Nesse estado, nada que fizer será contabilizado como esforço. Os melhores desempenhos acontecem quando se está no tal estado de “Flow”.

Estar imerso nele é estar em harmonia entre a mente e o corpo sob total concentração, podendo atingir o seu máximo potencial. É transcender, como por um senso de ordem, em meio ao caos. Você entra em constante evolução e perde o medo de fracassar. O benefício maior é o simples fato de executar a corrida, de forma progressiva, com o objetivo de superar seus próprios limites, sem estresse ou apatia e crer estar alcançando o melhor, sem permitir espaço para distrações.

Tenha alguém que o acompanhe e o ajude sempre, como o farol, em meio a escuridão. Não permita que nada nem ninguém desvie seu foco e concentração. Desligue-se. Excitação é o ingrediente.

Imagine-se num túnel e corra. Corra sem medo porque seu objetivo não é a chegada, mas o caminho que irá percorrer até alcançá-la. Acelere, acelere, acelere. E dê foco máximo nisso porque nesse estado de consciência você poderá revelar sua força e a sua capacidade de superar. Não aos outros, mas a você mesmo.

Escritor colab @agoracorre